Topo

Black Sabbath libera vídeo raro de show em Paris, em 1970

Combate Rock

14/02/2015 20h27

Marcelo Moreira

Black Sabbath em 1970: em cima, da esq. para a dir., Geezer Butler, Bill Ward e Ozzy Osbourne; Tony Iommi está sentado (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Black Sabbath em 1970: em cima, da esq. para a dir., Geezer Butler, Bill Ward e Ozzy Osbourne; Tony Iommi está sentado (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Por muitos anos o áudio de um show realizado pelo Black Sabbath, em Paris, em 1970, foi considerado o mais cobiçado bootleg (gravação não autorizada de shows) da banda. Tanto em vinil como em CD, a qualidade de som não era lá essas coisas, e a guitarra de Tony Iommi estava praticamente inaudível na primeira metade da apresentação, mas ainda assim era o que havia de melhor em relação àquela época. Com o tempo, alguns ratos de engenharia de som conseguiram melhorar um pouco o som, como pode ser encontrado em vários arquivos de MP3 na internet.

Na celebração dos 45 anos do lançamento do primeiro álbum, na última sexta-feira, a banda presentou os fãs com um vídeo restaurado daquela apresentação, liberada gratuitamente no YouTube. São pouco mais de 50 minutos no teatro L'Olympia Bruno Coquatrix, em 20 de dezembro de 1970.

A imagem está muito boa, assim como a qualidade som, já que o vídeo foi gravado para ser exibido pela TV francesa. O repertório traz músicas dos dois primeiros discos dos ingleses, "Black Sabbath" e "Paranoid", este último lançado em setembro de 1970.

Impressiona o som poderoso da banda, repetindo em grande parte a sonoridade agressiva e diferente dos álbuns até então lançados. Depois de uma pequena introdução dos bastidores do teatro,na montagem dos instrumentos, a pauleira come com a pancada de "Paranoid", para depois entrar na insanidade sombria de "Hand of Doom", que é emendada na quase jam "Rat Salad".

Ozzy Osbourne, um pouco mais contido do que em anos posteriores, está cantando muito, abusando da ironia e de alguns maneirismos em algumas partes, como na execução muito pesada de "N.I.B.", que fechou a trinca tenebrosa e sublime iniciada com "Iron Man", seguida por "Black Sabbath". "War Pigs" e "Fairies Wear Boots" completam o massacre sonoro, mostrando ao mundo que Iommi mostrava seu cartão de visitas como mestre dos riffs.

Esse áudio é quase tão histórico quanto o primeiro álbum, já que é o primeiro registro decente ao vivo do Black Sabbath com sua formação original – e o mais antigo. Deveria ser imediatamente lançado em DVD/Blu-Ray e CD para sobrepujar as péssimas versões piratas que ainda ciruclam por aí, algumas travestidas de "edições especiais/oficiais".

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock