Topo

Uma pequena homenagem aos astros que morreram em 2014

Combate Rock

30/12/2014 07h00

Marcelo Moreira

O cantor britânico Joe Cocker encerrou um ano triste para o rock, com o desaparecimento de vários nomes de peso e de grande importância para a música em geral. Há que diga que a maior perda foi Malcolm Y0ung, guitarrista e líder do AC/DC. Ele não morreu, mas é como se tivesse deixado de existir pelos fanáticos da banda australiana – sua aposentadoria por conta de problemas mentais está sendo considerada maior tragédia pelos roqueiros mais radicais.

Malcolm sai de cena aos 61 anos de idade, e segue em tratamento na Austrália, mas não volta mais à banda, segundo seu irmão, Angus, em entrevista à revista Rolling Stone.

Cocker foi o último grande nome a sair de cena em 2014. Morreu em dezembro, aos 70 anos, em decorrência de um câncer no pulmão. Considerado um dos maiores cantores da histórica da música popular, teve uma carreira de altos e baixos, e sempre foi admirado por se reinventar de tempos em tempos.

A morte de Johnny Winter, por outro lado, não foi surpresa. Debilitado há pelo menos 10 anos, com dificuldades para andar e tocar, ainda assim manteve-se ativo, e deveria ter tocado em São Paulo no último mês de outubro. Não deu tempo. Morreu antes, dormindo, vitimado por um ataque cardíaco na Suíça, aos 70 anos de idade.

winter

Outra lenda britânica também partiu aos 70 anos de idade. Frágil como Winter, o baixista escocês Jack Bruce, que fez fama com o Cream, ao lado de Eric Clapton, e que elaborou uma carreira solo elogiada, não suportou os rigores de uma vida ainda na ativa, com um fígado precário. Devido a vários problemas, entre eles excesso de bebida, Bruce teve de se submeter a um transplante de fígado em 2003, com sucesso relativo por alguns anos. A família não divulgou a causa da morte , mas a imprensa inglesa especula que o fígado debilitado contribuiu bastante para a morte.

E o que dizer da morte do último Ramone original? Tommy Ramone, nascido Tamas Erdelyi na Hungria, deixou o grupo para se tornar produtor da própria banda e se manteve bastante ativo nos bastidores e tocando por prazer de vez em quando. Depois de 5 anos de vida, ele de junta a Joey, Johnny e Dee Dee, seja lá onde estiverem.

E a tristeza foi grande, bem grande em 2014. Wayne Gardner, nome importante do rock progressivo norte-americano, sustentáculo da banda Magellan, aos 50 anos de idade. Inicialmente, acreditava-se que ele tinha sido vitima de um acidente quando manuseava uma arma de fogo, mas logo depois o irmão Trent, o líder do Magellan, confirmava que o irmão se matou.

A lista relaciona dois saxofonistas importantes ligados ao rock: o texano Bobby Keys, figura sempre presente nos shows dos Rolling Stones desde os anos 70, e melhor amigo de Keith Richards, morreu aos 7o anos depois de longa enfermidade; e o inglês Raphael Ravenscroft, que tocou com o Pink Floyd e com Roger Waters anos anos 80, morto aos 60 anos em consequência de um ataque cardíaco.

joecocker

Phil Everly, da famosa dupla The Everly Brothers, morreu aos 73 anos no começo do ano; Scott Asheton, dos Stooges, morreu na mesma época, deixando Iggy Pop como o único integrante da formação original da banda; Ian McLagan, o teclado dos Small Faces e dos Faces, morreu em plena turnê de divulgação de um álbum, nos Estados Unidos, aos 69 anos; Bobby Womack, uma das lendas do soul e do blues, morreu aos 70 anos no primeiro semestre; Gustavo Ceratti, após anos em coma por conta de um derrame cerebral, deixou órfãos os fãs da banda argentina Soda Stereo.

Para encerrar a lembrança daqueles que se foram em um ano tétrico, menções honrosas aos guitarristas Paulo Schroeber (ex-Almah), que morreu aos 40 anos de idade em decorrência de graves problemas cardíacos, e o mestre Helcio Aguirra, a lenda do Harppia e do Golpe de Estado, que morreu dormindo em em sua casa, em janeiro, aos 56 anos, aparentemente vítima de ataque cardíaco. Chegue logo, 2015…

 

 

Programa especial

O programa de web rádio Combate Rock homenageou os cantores e músicos de rock que morreram neste ano. Nomes como Phil Everly, Jack Bruce, Johnny Winter e Bobby Keys, assim como os brasileiros Vange Leonel, Paulo Schroeber e Hélcio Aguirra, são relembrados .

Vange Leonel é um dos destaques do programa (Foto: Juliana Mancin)

Vange Leonel é um dos destaques do programa (Foto: Juliana Mancin)

 

Playlist

1 – Bye Bye Love – Everly Brothers
2 – Noite de Balada – Golpe de Estado
3 – No Fun – Iggy Pop & The Stooges
4 – To My Father – Paulo Schroeber
5 – The Locomotion – Little Eva
6 – Across 110th Street – Bobby Womack
7 – I Wanna Be Your Boyfriend – Ramones
8 – O Que Eu Quero é Você – Nau
9 – Jumpin' Jack Flash – Johnny Winter
10 – De Musica Ligera – Soda Stereo
11 – Higher Than The Sun – Primal Scream
12 – The Gunner's Dream – Pink Floyd
13 – We're Going Wrong – The Cream
14 -Emotional Rescue – The Rolling Stones
15 – Tin Soldier – Small Faces

Clique no player para ouvir

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock