Topo

Notas roqueiras: Somba, Hatematter, Setfire, A Fase Rosa...

Combate Rock

29/12/2014 12h00

da equipe Combate Rock

– Os mineiros do Somba lançaram o novo álbum de estúdio, intitulado "Homônimo", um trabalho com um tom mais maduro em relação aos anteriores, tendo suas canções testadas em shows e recebendo boa aceitação do público. As gravações foram realizadas no Estúdio Bunker, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte/MG, com produção a cargo de Anderson Guerra, mixagem de Chico Neves e masterizado por Ricardo Garcia (Magic Master). A arte da capa foi realizada por Du Amaral, com fotos de Ricardo LAF e Guilherme Castro. O show de lançamento do disco contou com várias participações especiais, dentre elas o cantor Péricles Garcia, da baixista e vocalista Lorena Amaral, Rodrigo Bustamante, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Renato Savassi (flautista da banda Cálix), o Naipe de Metais do Skank, Caffeine Trio, Anderson Guerra e do percussionista Bruno Gnu.

– Natural de São José dos Campos, o baterista Marcus Dotta acaba de ser oficializado na banda Hatematter, que finalizou a produção de seu segundo álbum, "Foundation". O músico, que toca bateria há 14 anos, irá dar sequência aos trabalhos na estrada ao lado de Guilherme Souza (vocal), André Martins (baixo), Rodrigo Flausino e Mauricio Pastori (guitarras). "Mandamos algumas músicas da Hatematter para o Dotta e recebemos de volta alguns vídeos com ele executando os sons. Não tivemos dúvidas, tudo que precisávamos estavam ali!", comenta André Martins. Especializado em Rock e Heavy Metal, tem oito títulos autorais em sua discografia e já tocou com bandas significativas do cenário Rock/Metal do Vale do Paraíba e de São Paulo, como Thram, This Grace Found, Seventh Seal, Hevilan e Skin Culture. Atualmente gravando com o guitarrista Tiago Della Vega, considerado o guitarrista mais rápido do mundo pelo Guiness Book, Dotta acaba de encerrar a tour de "The Flame Still Burns Strong" com o Skin Culture e iniciará em breve os shows com o Hatematter. "A carreira dele como baterista é incrível, tanto ele quanto a Hatematter possuem uma visão bem próxima de como trabalhar com Metal e não vejo a hora de começarmos os shows", conclui o baixista.

– Numa disputa acirrada, a Setfire teve a difícil tarefa de decidir qual dos três candidatos iriam assumir a vaga de baterista. No dia 30 de Novembro de 2014, a banda reservou 4 horas do estúdio Furia V8, no Ipiranga/SP, para poder realizar os testes e Felipe Jeronymo, baixista, comenta: "Ficamos satisfeitos em saber que haviam candidatos de nível elevado interessados em nossa banda, foi uma tarde incrível para todos nós da Setfire, onde vimos pessoas querendo realmente fazer parte da nossa família". Klemer, guitarrista, adiciona: "Entrevistamos os candidatos, pedimos para fazer uma apresentação e em seguida tocamos algumas de nossas músicas do EP "Deserted Land". O requisito era tirar 3 músicas, porém o Daniel Balbinot tocou as 4 músicas do nosso EP e era como se ele já fizesse parte da banda.Percebemos que ele estava cantando as nossas músicas. Dai no final das contas, isso nos ajudou a escolhê-lo, sem dúvida alguma, como o nosso baterista". A banda disponibilizou um vídeo anunciando o novo baterista, o qual manda um recado para os fãs.

– Se 'Homens Lentos', CD de estreia d'A Fase Rosa, projetou o grupo na cena independente mineira, o álbum recém-lançado, 'Leveza', tem grandes chances de alçar a banda ao seleto grupo dos destaques nacionais. Poderia até soar exagero se quem estivesse dizendo não entendesse tanto do assunto. É o caso do espanhol El País, que de sua sucursal brasileira mandou o seguinte recado: "Você gosta de música brasileira, mas sente falta de novidade. Gosta de ritmos nacionais como MPB, samba e axé, mas não quer virar especialista em só um deles e, além disso, gosta que o Brasil converse musicalmente com o resto do mundo. A solução de seus problemas pode estar em Minas Gerais e atender pelo nome de A Fase Rosa". Além de ter disponibilizado o disco 'Leveza', desde o lançamento em novembro, para download gratuito no site <http://www.afaserosa.com.br> www.afaserosa.com.br, a banda deu início a uma turnê nacional, que já passou por São Paulo, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock