Topo

Pacote de luxo para homenagear novamente Jon Lord

Combate Rock

28/12/2014 12h00

Marcelo Moreira

lord

O brinquedo é bem caro, mas os fanáticos vão adorar. A Hellion Records, grande loja de música da galeria do Rock, em São Paulo, apostou que as homenagens realizadas neste ano ao tecladista Jon Lord vão atrair consumidores para uma caixa luxuosa contendo o projeto "Celebrating Jon Lord", originalmente lançado em dois CDs como um tributo ao músico e também para arrecadar fundos para um projeto beneficente administrado pela mulher de Ian Paice, o baterista do Deep Purple.

A caixa importada, que custa R$ 550, contém os dois CDs – um duplo, outro simples -, uma camiseta, dois vinis de sete polegadas, recriando o antigo compacto simples, com um música de cada lado, o programa do shows ao vivo, com 20 páginas, realizado no Royal Albert Hall, em Londres, e a reprodução, em frente e verso, de anotações em partitura e caderno feitas à mão por Lord para a sua música "Sarabande".

Dois anos após sua morte, Lord ganhou merecida homnenagem da gravadora Ear Music com os registros em CD e DVD contendo concertos reunindo amigos e ex-companheiros na celebração da música de um dos principais nomes da história do rock.

O primeiro é um CD /DVDduplo com o título "Celebrating Jon Lord – The Rock Legend", mostrando parte do trabalho dele com o Deep Purple e suas incursões solo. Aparentemente, é o mais interessante dos dois trabalhos.

O concerto reuniu gente como o baixista e vocalista Glenn Hughes, que foi companheiro de Purple de Lord, o vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson (que participou do último álbum solo do tecladista, lançado em 2011), o amigo Rick Wakeman, tecladista do Yes por muitos anos, e um admirador, o guitarrista e cantor Paul Weller (ex-The Jam).

Também participam antigos colaboradores, como os guitarristas Bernie Marsden e Micky Moody, ex-companheiros de Whitesnake, a guitarrista escocesa de blues rock Sandi Thom e o cantor Steve Balsamo, em gravação realizada no mítico Royal Albert Hall, em Londres.

No segundo CD, o registro de uma apresentação exclusiva do Deep Purple, com músicas do novo álbum, incluindo duas dedicadas a Lord – "Uncommon Man" e "Above and Beyond".

O outro álbum dá mais ênfase ao trabalho de orientação erudita de Jon Lord. "Celebrating Jon Lord – The Composer" traz obras conceituais e criadas para orquestra em sua carreira solo e também no Deep Purple e tem a participação da Orion Orchestra, em gravação também realizada no mítico Royal Albert Hall.

jonlord2

Celebrating Jon Lord – The Rock Legend'

01. Things Get Better featuring Paul Weller / originally by Jon Lord's Artwoods
02. I Take What I Want feat Paul Weller and Micky Moody / originally by Jon Lord's Artwoods
03. Silas and Jerome (featuring Phil Campbell from The Temperance Movement, Ian Paice, Bernie Marsden. Originally by Paice Ashton Lord)
04.: I'm Gonna Stop Drinking (featuring Phil Campbell from The Temperance Movement, Ian Paice, Bernie Marsden. Originally by Paice Ashton Lord)
05. Soldier of Fortune (with Steve Balsamo, Sandi Thom and Micky Moody) originally by Deep Purple
06. You Keep On Moving (with Glenn Hughes, Bruce Dickinson, Ian Paice, Don Airey and Micky Moody) originally by Deep Purple
07. Burn (with Glenn Hughes, Bruce Dickison, Ian Paice, Don Airey and Rick Wakeman) / originally by Deep Purple
08. Deep Purple, Mk. III: This Time Around (with Glenn Hughes) originally by Deep Purple

CD2 byIan Gillan, Roger Glover, Ian Paice, Don Airey, Steve Morse

1. Uncommon Man
2. Above And Beyond
3. Lazy featuring Stephen Bentley-Klein, Violine
4. When A Blind Man Cries
5. Perfect Strangers
6. Black Night
7. Hush feat. Bruce Dickinson, Rick Wakeman, Phil Campbell, Bernie Marsden, Micky Moody

jonlord1

"Celebrating Jon Lord – The Composer"

01. Fantasia from Sarabande
02. Durham Awakes from Durham Concerto
03. All Those Years Ago (with Steve Balsamo and Micky Moody)
04. Pictured Within (with Miller Anderson) from the album Picture Within
05. Sarabande from Sarabande (with Rick Wakeman)
06. One From The Meadow (with Margo Buchanan)
07. Bourrée from Sarabande
08. Afterwards (with Jeremy Irons and Paul Mann)

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock