De novo: festival de rock é cancelado no Piauí e André Matos leva calote
Marcelo Moreira
E a história se repete, e de novo como uma tragédia, ao menos de forma institucional. Um festival bacana de rock e heavy metal no Nordeste é cancelado na última hora, com o desaparecimento do promotor e calote em todo mundo – músicos, funcionários contratados e prestadores de serviço. Desta vez ocorreu com o Festival Planeta Brazuca, em Teresina, no Piauí, que teria como artista principal André Matos (ex-Angra e Shaman).
Não há como não lembrar do trágico fracasso do megalomaníaco Metal Open Air, em 2012, em São Luís, no Maranhão. Seria provavelmente o maior festival de metal já realizado na América Latina, com 44 bandas – 22 delas estrangeiras, como Saxon, Megadeth, Anthrax e muitas outras. O Combate Rock, na época, questionou a capacidade de os organizadores realizarem um evento tão grandioso em um local fora da rota roqueira tradicional e carente de experiência com rock.
Infelizmente estávamos certos. As bandas começaram a desistir do festival maranhense dez dias antes, diante da falta de pagamento da primeira parcela dos cachês e do não envio de passagens de avião e reservas de hotel. Às vésperas do evento, prestadores de serviço que não tinham sido pagos começaram a desmontar as estruturas e parte dos palcos.
Das 200 mil pessoas esperadas para os três dias, pouco mais de 5 mil tiveram coragem de comparecer – e sofrer com todos os problemas de infraestrutura. Algumas bandas até que tentaram tocar, mas realmente não deu. O fiasco foi total e os promotores estão sofrendo milhares de processos de artistas e consumidores.
O Planeta Brazuca deveria ter começado hoje, sexta-feira, e seguiria pelo final de semana. Nas redes sociais, os músicos da banda de André Matos desabafaram, como o baterista Rodrigo Silveira. "Amigos, infelizmente o festival em que tocaríamos hoje em Teresina foi cancelado. Chegamos aqui ontem e até agora não tivemos nenhum respaldo da produção do evento , sequer de transporte, hospedagem ou alimentação. Nenhuma satisfação nos foi dada. Pra quem comprou ingressos, corram atrás de seus direitos , assim como nós também faremos."
Hugo Mariutti, o guitarrista, demonstrou sua indignação em texto publicado no portal do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza, onde expõe as agruras da banda na capital do Piauí, tendo de bancar a hospedagem de toda a equipe e a falta de informações. ele também dá detalhes de conversas com outros envolvidos lesados, mostrando a falta de respeito a que todos os foram submetidos. Clique aqui e eleia o relato de Mariutti.
Em entrevista ao site CidadeVerde.com,André Matos explicou que a banda aguardava o embarque ao Piauí quando foi comunicada de um boato sobre o cancelamento do festival. "A gente já tinha feito o check in, despachado a bagagem, e fomos informados por outros colegas que o evento não aconteceria. Como temos um contrato com firma reconhecida, decidimos vir e confirmar esta situação", explicou.
O show de Andre Matos estava programado para esta sexta-feira (14), com mais três bandas nacionais. O festival aconteceria hoje e amanhã. A empresária de Andre Matos, Vera Kikuti, explica que está custeando todas as despesas com hospedagem, alimentação e transporte da equipe em Teresina e os custos já ultrapassam R$ 10 mil.
"Os custos são muito elevados pois ficaremos em Teresina até amanhã para só então seguir viagem para Fortaleza, onde temos um show. Nosso prejuízo tem sido até nas passagens pois precisamos modificar a viagem de dois outros membros da equipe que embarcariam para Teresina hoje", explicou a empresária em declaração ao site e em texto publicado no site oficial do cantor.
Matos acrescenta que ficou surpreso em saber, ao chegar em Teresina, que esta não é a primeira vez que o produtor cancela eventos de forma repentina deixando as bandas e o público no prejuízo. O artista garante que a banda irá até a delegacia onde registrará um boletim de ocorrência e pretende acionar o produtor na Justiça."Nós sabemos que esta não é a primeira vez que isso acontece no Brasil, mas a gente não quer que se repita. Vamos fazer um boletim de ocorrência e acionar esse produtor na Justiça, pois ele precisa ser punido por isso."
Sobre os Autores
Sobre o Blog
Contato: contato@combaterock.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.