Topo

Allman Brothers finalmente deixarão os palcos após 45 anos

Combate Rock

29/10/2014 16h27

Marcelo Moreira

Os Allman Brothers em 1970 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Os Allman Brothers em 1970 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Gregg Allman relutou o quanto pôde, mas era inevitável. A sua veteraníssima banda, The Allman Brothers Band, vai se retirar dos palcos após 45 anos de carreira. Após seis shows no venerado Beacon Theatre, em Nova York – o último no dia 28 de outubro, ontem -, uma das bandas mais emblemáticas dos Estados Unidos deve encarar uma longa hibernação para então decidir se ainda grava alguma coisa em estúdio. O que é certo que dificilmente voltará aos palcos.

Já prevendo a redução drástica das atividades, os dois guitarristas principais,  Derek Trucks e Warren Haynes, anunciaram em janeiro que não iriam permanecer no grupo em 2015. Ambos possuem carreiras solo e grupos que são suas prioridades – Tedeschi Trucks band e Gov't Mule, respectivamente. Tal decisão forçou o líder, que é vocalista e tecladista, a rever os planos para o futuro, que também tiveram influência da sua saúde, agravada por uma forte bronquite em março.

Beirando os 70 anos de idade, Gregg, ao lado do baterista Butch Trucks, fundador como ele do Allman Brothers, deram várias declarações conflitantes a respeito da continuidade das atividades ao longo do ano, mas a realidade foi mais incisiva: às vésperas dos seis shows de Nova York, acabou admitindo á revista Rolling Stone que seriam os últimos da banda, ainda com os guitarristas demissionários – mas que ainda são grandes amigos. "Foram 45 anos bons e isso é o bastante", disse ele. "Eu acho que é uma coisa boa."

O cantor não irá se aposentar, e deve reativar a sua Gregg Allman Band. A saúde, entretanto, é um entrave  aos seus planos. Portador de hepatite C, realizou um transplante de fígado em 2010. "Estou saudável e feliz, tenho bastante energia. Espero que eu mantenha o pique para continuar as minhas atividades, embora de forma mais calma."

A banda em uma de suas últimas formações: Gregg Allman está no centro da imagem, com o jovem Derek Trucks do seu lado esquerdo e Warren Haynes na extrema direita da foto (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A banda em uma de suas últimas formações: Gregg Allman está no centro da imagem, com o jovem Derek Trucks do seu lado esquerdo e Warren Haynes na extrema direita da foto (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Ícone do southern rock, surgiu em 1969 como banda depois que os irmãos Gregg e Duane acertaram os ponteiros e reuniram alguns dos melhores músicos de Jacksonville, na Flórida. Misturando blues, country e uma base forte de rock, rapidamente se tornaram a principal atração roqueira do sul dos Estados Unidos, inaugurando o que se convencionou chamar de jam rock, ou seja, o truque de esticar ao máximo as canções para intermináveis duelos de guitarra e teclado para garantir um clima informal e jazzístico. O sucesso foi tanto que atraiu a atenção de Eric Clapton, que logo ficou amigo de Duane.

O sucesso não impediu que a grande tragédia ocorresse: voltando para casa de motocicleta após um ensaio exaustivo, Duane, já eleito um dos mais influentes guitarristas da época, foi abalroado por caminhão desgovernado em 1971, morrendo no local. O baque foi enorme. somente um ano depois a banda se reuniu para tentar ensaiar.

Gregg conseguiu levar adiante os Allman Brothers com relativo sucesso ate o final dos 70, quando a primeira onda decadência surgiu e houve a debandada. Por volta de 1988 Gregg foi convencido por amigos a retomar o grupo, ao lado de Butch Trucks, o percussionista Jaimoe e o então discípulo Warren Haynes. Desde então, com alguns hiatos longos, o grupo tem se mantido em atividade com bastante sucesso.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock