Topo

Rápido panorama do metal nacional - parte 5

Combate Rock

23/10/2014 07h00

Marcelo Moreira

die_ep_web-400x400

– D.I.E. – O excesso de bandas misturando hardcore com metal saturou o mercado nos últimos anos, ainda mais quando a maioria, tanto no Brasil como no exterior, passou a privilegiar o barulho e a gritaria, não dando muita bola para a qualidade das composições. Após um período em baixa, eis que surge o energético D.I.E. quebrando tudo. Seu EP de estreia, auto-intitulado, abusa da desgraceira, mas com bastante atenção aos riffs de guitarra, pesados e intensos. É uma avalanche sonora que surpreende. É outra banda que tem potencial para lançar excelentes trabalhos.

– Hardballz – "World Wild Web" é quase um trocadilho bem sacado no trabalho interessante de Marcelo Val, guitarrista com passagem pelo Imago Mortis. Gravou todos os instrumentos e conseguiu impregnar de personalidade o seu hard setentista. A produção não é precária, mas evidencia claramente que se trata de um trabalho quase artesanal, o que não é ruim. "Evilized" e "Face the Truth" são pesadas e intensas, com boa dose de virtuosismo nas guitarras.

– Bards and Cosairs – Folk metal é outra área pantanosa no Brasil. Se Tuatha de Danann e Lothloryen se deram bem, outros seguidores não tiveram o mesmo destaque. "Paganus Saga" é um EP coeso e coerente, com detalhes de arranjos bem construídos e primorosa execução em algumas músicas, embora a produção não seja das melhores. "Barkokebas the Brave" é destaque, com bandolins e outros instrumentos pouco usuais.

angry_capa

– Angry – Thrash metal curto e grosso, sem muita firula, "Future Chaos" abusa um pouco das guitarras saturadas mas nada que inviabilize o trabalho de boa qualidade da banda. Não espere nenhuma originaidade: é pau puro, com uma sonoridade oitentista bem definida. Os músicos se mostraram competentes e com potencial para criar bons álbuns, mas para isso precisarão ser mais ousados.

– Parallax – Grupo santista aparece com um trabalho de boa qualidade, versátil e variado. "Safe and Sound" tem momentos poderosos que misturam progressivo, hard rock com pitadas de pop e momentos bem pesados, como "Lions and Lambs". Fica um pouco difícil enquadrar o Parallax, mas isso não é empecilho para apreciar um bom trabalho de metal nacional.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock