Topo

Durou pouco a formação original do California Breed

Combate Rock

09/10/2014 17h00

Marcelo Moreira

Mal começou e o California Breed, que completou recentemente um ano de existência, trocou o baterista. Na foto, a nova formação: Andrew Watt (guitarra, à esq.), Glenn JHughes baixo, centro), e Joey Castillo (bateria), que substitui Jason Bonham (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Mal começou e o California Breed, que completou recentemente um ano de existência, trocou o baterista. Na foto, a nova formação: Andrew Watt (guitarra, à esq.), Glenn JHughes baixo, centro), e Joey Castillo (bateria), que substitui Jason Bonham (FOTO: DIVULGAÇÃO)

E durou pouco os bons ares em torno do cantor e baixista Glenn Hughes (ex-Deep Purple e Black Sabbath). Depois de experimentar um retorno a algumas paradas de sucesso com o supergrupo Black Country Communion – e da decepção com o fim da banda com a saída do guitarrista Joe Bonamassa em 2013 para priorizar a carreira solo -, o veterano músico parecia ter encontrado consolo e recuperado as forças com o trio California Breed.

Ao lado do companheiro Jason Bonham (filho de John Bonham, também baterista e ex-integrante do Led Zeppelin), que o acompanhou no Black Country, recrutou o jovem guitarrista norte-americano Andrew Watt, de 23 anos, para gravar um ótimo álbum voltado para o classic rock e engatar uma turnê neste fim de ano. Tudo parecia caminhar bem, inclusive com ótimas receptividade do álbum auto-intitulado.

E eis então que surgiram notícias de que a turnê seria adiada, para depois ser confirmada e com uma bomba: o baterista Joey Castillo (ex-Queens of the Stone Age e  Eagles Of Death Metal) substituiu Jason Bonham nos shows pelos Estados Unidos, enquanto este assumiu as baquetas na nova turnê norte-americana do cantor Sammy Hagar (ex-Van Halen).

As partes pouco falaram sobre o assunto. O site da revista internacional Ultimate Classic Rock informa apenas que semanas antes da turnê pelos Estados Unidos Bonham comunicou que não poderia cumprir as datas por conta de "compromissos profissionais assumidos anteriormente".

O texto da revista diz que a situação é temporária, mas Glenn Hughes dá a entender, em entrevistas para divulgar a turnê, que está em andamento, que Castillo pode permanecer bem mais tempo no trio. Bonham, que está atualmente na estrada com Sammy Hagar e supostamente estaria ensaiando com Phil Collins para um possível novo projeto, foi lacônico no Facebook e deixou claro que não há ressentimentos da parte dele.

"Eu amo esses caras mas não foi possível conciliar os trabalhos, eu tinha outros objetivos. Eu vou apoiá-los, amo a banda que ajudei a criar. Joey é grande. Boa sorte eles. " (Agradecimentos especiais ao leitor e amigo de longa data Marcos Brande Torres, de São Paulo, um dos grandes fanáticos por Deep Purple no Brasil, pelas dicas e informações)

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock