Topo

Maestrick homenageia Dio com a ajuda de uma orquestra

Combate Rock

28/06/2014 21h00

Marcelo Moreira

maestrick

 

O Dr. Sin mostrou como se faz um projeto decente e ousado com a participação de uma orquestra e os discípulos aproveitam. Agora é a vez do Maestrick, banda de metal progressivo de São José do Rio Preto, que inicia uma colaboração da banda com a Orquestra Belas Artes de  São José do Rio Preto, para a gravação de uma versão de um clássico de Ronnie James Dio, morto em 2010.

A Orquestra Belas Artes é formada por  20 jovens músicos, com idades  que variam entre 13 e 19 anos e tem a ousadia de mesclar  instrumentos clássicos com elétricos em suas apresentações. André  Vernino, regente da orquestra, comentou sobre a parceria que está sendo realizada com a banda de rock, metal progressivo:

"Sei que você não é muito chegado em Metal, mas essa banda você tem que escutar! É diferente, aposto que você vai gostar!". Foi mais ou menos o que um amigo me falou ao me presentear um CD em cuja capa tinha escrito um nome: "Maestrick". Fui logo ler o texto de contracapa: achei bem escrito, intrigante e atiçou minha curiosidade.  Quando, em casa, coloquei o CD para tocar, entendi o que o amigo queria dizer: realmente era um tipo de música que ia muito além do rock/metal. Estava ouvindo um trabalho muito bem feito, eclético, com influências que iam do rock progressivo até o folclore brasileiro. O que mais gostei da banda foi sua capacidade de ousar. Fui até verificar se eles eram mesmo de Rio Preto, porque nunca tinha ouvido uma banda de rock com esse padrão de qualidade na cidade."

Segundo o maestro, depois desse episódio, ele  voltou a se dedicar a escrever arranjos para a orquestra da qual é regente, a "OBA!" – Orquestra Belas Artes. "Trata-se de um projeto que criei dentro da escola onde leciono, formado principalmente por jovens, a maioria com menos de vinte anos. É uma orquestra que foge dos padrões, pois nela estão presentes instrumentos de tradição clássica, como violinos, violoncelos, piano; instrumentos populares, como baixo elétrico, cajon e instrumentos pouco utilizados como metalofone, xilofone e melódica (mais conhecida como escaleta). Por essa razão, preciso escrever eu mesmo os arranjos, pois não existem partituras para esse tipo de formação. Nosso repertório é bastante variado: temas de filmes, de musicais, músicas brasileiras, tangos…"

A associação entre a emergente banda do interior de São Paulo e a orquestra ocorreu quando o guitarrista Fabio Caldeira manifestou interesse no projeto. "Fiquei sabendo que ele gostaria que eu escrevesse um arranjo para a OBA gravar uma música com o Maestrick", disse o maestro. "Fiquei animadíssimo! Começamos uma conversa online: o fato de a OBA ser um conjunto atípico não o incomodou, pelo contrário! Eu comecei a ouvir a música para a qual ele queria que escrevesse o arranjo: 'Rainbow Eyes', uma melancólica rock-ballad de Ronnie James Dio.
Achei a música bonita, embora um pouco repetitiva. Praticamente a situação ideal para criar um arranjo, já que a função de um arranjador é, justamente, a de tornar uma música ainda mais bonita e interessante."

A banda e o maestro terminaram os arranjos e estão prontos para gravar, enquanto o Mestrick dá uma parada na composição e gravação do novo álbum, o sucessor do ótimo "Unpuzzle!", já lançado na Europa e nos Estados Unidos. O single "Rainbow Eyes" ainda não tem previsão de quando será lançado.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock