Topo

Virada Cultural pouco roqueira terá Mark Farner e Uriah Heep

Combate Rock

30/04/2014 16h55

Marcelo Moreira

Mark Farner, ex-guitarrista do Grand Funk Railroad (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Mark Farner, ex-guitarrista do Grand Funk Railroad (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O rock mais uma vez deverá ficar em segundo plano na Virada Cultural de São Paulo, que ocorre nos dias 17 e 18 de maio, na capital. Os problemas de organização começaram muito cedo, com a demora na divulgação da lista completa de atrações. Nem site específico ou seção no site da prefeitura para o evento existe. Ou seja, quem quiser assistir a algum evento que não seja um dos principais vai ter de adivinhar. Muito parecido com o que ocorreu no ano passado, e com bagunça semelhante à da era prefeito Gilberto Kassab.

Para quem gosta de rock e de música boa no geral, haverá poucas opções. Será o primeiro show grande do Ira! depois do anúncio da volta da banda, no começo do ano. Edgard Scandurra (guitarra) e Nasi (vocalista) fizeram as pazes, enterraram os demônios e reativaram a banda depois de sete anos de separação, mas sem a presença de Ricardo Gaspa (baixo) e André Jung (bateria). a dupla vai usar como apoio a banda solo de Scandurra.

O rock pesado foi contemplado pela maravilhosa banda inglesa Uriah Heep, que completa 45 anos de estrada. Desfalcada do baterista Lee Kerslake, que se aposentou em 2010 por problemas de saúde, e do baixista Trevor Bolder, morto no ano passado vítima de câncer, o quinteto tenta se recompor e ainda está promovendo o álbum "Into the Wild", de 2011.

Nova formação do Uriah Heep (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Nova formação do Uriah Heep (FOTO: DIVULGAÇÃO)

No classic rock, o destaque é Mark Farner, guitarrista e cantor que fez parte do lendário Grand Funk Railroad. É a segunda passagem dele por São Paulo, após visita bem-sucedida em 2012. A apresentação é imperdível pela energia que o sessentão guitarrista emana do palco e pela imensa quantidade de hits que irá desfilar.

O jazzista Stanley Jordan é a opção para quem gosta de blues e de guitarra bem tocada. Assíduo frequentador dos palcos brasileiros, Jordan é um dos raros guitarristas que podem ser reconhecidos apenas pleo timbre de seu instrumento, tamanha a personalidade que imprime em suas interpretações. Ficou conhecido mundialmente nos anos 80 por uma versão extraordinária de "Stairway to Heaven", totalmente instrumental e com arranjos inusitados.

Se as atrações principais são de peso, a variedade de artistas vai agradar muito mais aos apreciadores de rock na Virada Cultural Paulista, esta promovida pelo governo do Estado de São Paulo, gratuitamente, em várias cidades do interior, nos dias 24, 25, 30 e 31 de maio. O rock ganhou mais espaço, embora ainda restrito a grandes medalhões como Ultraje a Rigor, Titãs, Lobão, Ira!Arnaldo Antunes e Raimundos, entre outros, ou seja, também é um evento quase proibitivo para bandas novas.

Há dois destaques internacionais relevantes: o guitarrista norte-americano John Pizzarelli, um dos maiores nomes do jazz atual e também assíduo frequentador dos palcos brasileiros, e o combo britânico Asian Dub Fundation, que mistura, rock, pop, jazz, reggae e música eletrônica.

Confira algumas atrações pelo interior do Estado:

 

John Pizzarelli (FOTO: DIVULGAÇÃO)

John Pizzarelli (FOTO: DIVULGAÇÃO)

DIAS 24 E 25 DE MAIO

 

Virada Cultural Americana SP: Criolo e J. Pizzarelli (EUA). Comunidade Samba da Velha às 15:30.

Virada Cultural Araraquara SP: Otto (The Moon 1111) e Gal Costa às 18:30. Comunidade Samba da Velha às 22:30.

Virada Cultural  Barretos SP: Lobão às 00:00 e Emicida às  18:30.

Virada Cultural Botucatu SP: Titãs e Geraldo Azevedo;

Virada Cultural Caraguatatuba SP: Gabriel o Pensador às 00:00 e Wanderléa;

Virada Cultural  Franca SP: Almir Sater e Lobão às 18:30.

Virada Cultural  Indaiatuba SP:  Asian Dub Foundation (Inglaterra) e Titãs. Yzalú e Amanda NegraSim às 21hrs.

Virada Cultural Jundiaí SP: Emicida às 00:00 e Ultraje a Rigor;

Virada Cultural Marília SP: Geraldo Azevedo e Raimundos;

Virada Cultural Mogi das Cruzes SP: Guilherme Arantes. Yzalú e Amanda NegraSim às 15:30. Nação Zumbi às 18:30.

Virada Cultural Piracicaba SP: Guilherme Arantes e Nação Zumbi às 00:00.

Virada Cultural São João da Boa Vista SP: Ultraje a Rigor e Arnaldo Antunes. A banda Mais Bonita da Cidade  às 17hrs.

Virada Cultural São José do Rio Preto SP: Gal Costa às  00:00 e Otto (The Moon 1111);

Virada Cultural Sorocaba SP: Arnaldo Antunes e Criolo. Tulipa Ruiz às 22:30.

 

DIAS 30 E 31 DE MAIO

 

Virada Cultural Araçatuba SP: Criolo e Asian Dub Foundation (Inglaterra);

Virada Cultural Assis SP: Moraes Moreira (Acabou Chorare) e Tulipa Ruiz às 18:30.

Virada Cultural Bauru SP: IRA! e Almir Sater;

Virada Cultural Campinas SP: Asian Dub Foundation (Inglaterra) às 00:00, Baby do Brasil às 18:30, Anelis Assumpção às 22:30 e Apanhador Só às 21h00.

Virada Cultural Diadema SP: Gabriel O Pensador às 00:00 e Nando Reis com participação de Arnaldo Antunes. Anelis Assumpção às 17hrs.

Virada Cultural Ilha Solteira SP: Programação ainda não foi divulgada.

Virada Cultural Mogi Mirim SP: Titãs e B Negão e os Seletores de Frequência;

Virada Cultural Mogi Guaçu SP: João Bosco e Céu;

Virada Cultural Presidente Prudente SP: Bárbara Eugenia às 21h, Farofa Carioca, Baile do Simoninha às 22h30, Banda Eddi às 15h30, Tokyo Savannah às 17h e Raimundos às 18h30.

Virada Cultural Registro SP: Ultraje a Rigor e Otto (Otto canta Martinho da Vila);

Virada Cultural Santos SP: Ultraje a Rigor e Tributo a Tim Maia (Banda Black Rio, Ed Motta e Paula Lima);

Virada Cultural Santa Bárbara D'Oeste SP: Almir Sater e IRA!

Virada Cultural São José dos Campos SP: A Banda Mais Bonita da Cidade às  17hrs.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock