Topo

Neil Young mergulha no folk em álbum de covers

Combate Rock

28/04/2014 17h00

Marcelo Moreira

Hoje só vale a pena comprar um disco de covers de artistas de peso, que realmente farão coisa boa com músicas de outros, quando não acrescentar algo. Metallica fazendo versões de Deep Purple e Dio, como fizeram recentemente, é algo que deve ser comemorado e adquirido obrigatoriamente. O mesmo vale para o mestre Neil Young, que lançou um álbum do estilo somente em vinil neste mês, mas que, diante da boa repercussão, mudou de ideia e vai lançá-lo em outros formatos.

"A Letter Home" foi lançado apenas em vinil, como parte do Record Store Day, no dia 19 de abril. Nesta segunda-feira (28) foi confirmado lançamento de uma grande caixa, com tiragem limitada, no final de maio. O pacote tem o álbum o vinil de 12 polegadas; seis discos de 6 polegadas, que são singles; um CD; um DVD; senha para download digital, além de um livro com 32 páginas. Exceto o livro e os singles, os outros formatos serão vendidos separadamente também.

O novo trabalho tem 10 faixas, com novas versões para músicas de Bob Dylan, Bruce Springsteen e Willie Nelson, entre outros. A música "Needle Of Death", do cantor escocês Bert Jansch, na versão de Young, está com audição liberada em clipe no YouTube (veja abaixo).

Como é possível observar pela lista de músicas, o cantor e guitarrista canadense optou por um repertório que remete à folk music, com músicas executadas ao violão, com arranjos mais tradicionais. O videoclipe liberado talvez seja a melhor expressão do que deve ser o álbum, em uma execução primorosa da música do bardo escocês que foi uma das inspirações de Jimmy Page (Led Zeppelin) nos anos 70. A inspiração folk sempre teve presença constante na carreira de Young, seja na carreira solo ou ao lado dos amigos no Crosby, Stills, Nash & Young. Já é um dos trabalhos obrigatórios de 2014.

letterhome2

Lista de músicas

1- Changes (Phil Ochs)
2- Girl From The North Country (Bob Dylan)
3- Needle of Death (Bert Jansch)
4- Early Morning Rain (Gordon Lightfoot)
5- Reason To Believe (Tim Hardin)
6- On The Road Again" (Willie Nelson)
7- If You Could Only Read My Mind (Gordon Lightfoot)
8- Since I Met You Baby (Ivory Joe Hunter)
9- My Hometown (Bruce Springsteen)
10- I Wonder If I Care As Much (Everly Brothers)

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock