Topo

Walter Trout, outro herói da guitarra que luta pela vida nos palcos

Combate Rock

28/03/2014 16h26

Marcelo Moreira

De forma muito grosseira, um apresentador de rádio norte-americano disse na semana passada que virou moda "lutar pela vida" nos palcos, referindo-se a Wilko Johnson, guitarrista inglês que sofre de câncer no pâncreas, e Walter Trout, guitarrista de blues norte-americano que em graves problemas o fígado, e que faz campanha sem seu site para arrecadar fundos para custear um transplante.

A forma irônica e sarcástica com que o imbecil tratou o assunto, praticamente duvidando das intenções dos dois artistas, não só é ultrajante como é um desrespeito a quem gosta de música e a quem tem profunda fé na capacidade do ser humano de se recuperar e de praticar ações dignas.

Ontem mostramos aqui a força com que o inglês Johnson, com 67 anos, ex-Dr. Feelgood, vem enfrentando um câncer terminal no pâncreas, mas que ao menos lhe permitiu fazer uma última turnê e gravar um excelente álbum ao lado do cantor Roger Daltrey, do The Who.

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

Lamentavelmente registramos hoje a internação de Walter Trout, um dos mais importantes guitarristas de blues moderno dos Estados Unidos e que teve passagem breve pela banda do mestre inglês John Mayall.

Aos 63 anos, está na fila ara receber novo órgão, embora isso dependa do dinheiro que ele conseguir arrecadar – o sistema americano de saúde, neste aspecto, é implacável: ou paga ou não haverá transplante de fígado. No site, ele conseguiu arrecadar em doações pouco mais de US$ 100 mil, e precisa de no mínimo quatro vezes mais.

Por conta disso, os festejos de seu 25º aniversário de carreira foram suspensos, embora ainda estivesse tocando ao vivo ate duas semanas atrás. Seu novo álbum, The Blues Came Callin"', deve ser lançado em junho. Não há como não admirar homens domo Johnson e Trout, que defendem a vida e arte com o mesmo empenho.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock