Topo

Edu Ardanuy cai de cabeça no blues em Garanhuns

Combate Rock

28/02/2014 16h46

Marcelo Moreira

Edu Malmsteen tocando jazz? A incredulidade faz sentido, em se tratando de um guitarrista totalmente identificado com o rock pesado no Brasil. Muitos amigos e fãs ficaram curiosos com o convite que Edu Ardanuy, do Dr. Sin, recebeu para se apresentar no Garanhuns Jazz Festival, em Pernambuco, em pleno carnaval. Comparado no início de carreira ao mago sueco Ymgwie Malmsteen pela técnica apurada e pela velocidade, o guitarrista paulistano dá sequência ao projeto de diversificar sua área de atuação, e nada melhor do que surpreender os fãs.

"Fui convidado para tocar com a banda Uptown Blues no último dia do festival. Vou juntar a eles para tocar alguns clássicos do blues e músicas dos Beatles com outra pegada, mais funk, mais bluesy, algo bem diferente do que normalmente faço, embora eu ame o blues e tenha aprendido a tocar guitarra ouvindo toneladas de clássicos do gênero", diz Ardanuy.

O convite partiu de Giovanni Papaléo, baterista da Uptown Blues, um dos organizadores do festival – eles tocam juntos no último dia do festival, 4 de março.. O guitarrista paulista será uma das principais atrações do festival tradicional do interior nordestino que já entrou definitivamente no calendário nacional. Apesar de experiente e reconhecido internacionalmente como grande músico, Ardanuy não esconde certa ansiedade em relação ao evento. "Não conhecia direito o evento e tive que me familiarizar com o festival e com o repertório escolhido pela banda que vou acompanhar. Claro que é um prazer enorme receber um convite desses, tocar onde já passar mestres de todos os calibres, o que só aumenta a responsabilidade."

Edu Ardanuy (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Edu Ardanuy (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Alguns fãs esperam que ele toque algo de sua carreira solo, como temas de seu ótimo álbum, "Electric Nightmare", mas isso não deverá ocorrer. "O negócio vai ser só blues, em um repertório estabelecido de antemão pela Uptown Blues. Não creio que houvesse espaço para que eu mostrasse meu trabalho autoral, acho que não cabe ali. Como eu adoro tocar, a experiência será muito interessante e agregadora, sem falar do desafio de tocar para um público diferente, não tão habituado ao meu trabalho com o Dr. Sin."

A participação de Ardanuy no Garanhuns Jazz Festival só acentuou o dilema que o acompanha desde o ano passado: gravar ou não um álbum solo de blues? Em entrevista no começo de 2013 ao programa de web rádi0 Combate Rock, ele revelou a vontade de gravar um trabalho do gênero, mas não parecia muito entusiasmado com o fato de ter de apertar ainda mais agenda lotada do Dr. Sin para encarar um projeto complicado como esse.

"Álbum de blues em que o artista não canta, como no meu caso, é uma dificuldade a mais. Poderia chamar amigos cantores, o que daria ainda mais trabalho. E ainda tem o novo álbum do Dr. Sin, que sai até o meio do ano. A agenda está apertada, ainda mais com os projetos dos outros membros do Dr. Sin (o baterista Ivan Busic e o baixista e vocalista Andria Busic), do trabalho deles no estúdio Sonata 84, dos shows solo do Ivan… Eu quero fazer esse álbum, ainda mais agora com o convite para o Garanhuns Festival, estou pensando seriamente nisso."

garanhuns

Mais atrações

Os shows do Garanhuns Jazz Festival serão realizados de 1º a 4 de março na Esplanada Mestre Dominguinhos e no Pau Pombo (Parque Ruben Van Der Linden). No principal polo a estrutura especial incluirá mesas e cadeiras numa ampla área coberta com toldo para proteção da chuva, além de uma praça de alimentação com quiosques. Toda a programação será gratuita, com uma grande homenagem ao músico Dominguinhos, sanfoneiro que morreu no ano passado.

Além de Edu Ardanuy e da Uptown Blues vão tocar o Blues Etílicos, lançando o seu mais recente álbum, "Puro Malte", os cantores Mud Morganfield (filho de Muddy Waters) e Karl Dixon, a cantora Tia Carroll, o trompetista Mark Rapp, os guitarristas Jimmy Burns, Victor Biglione e Greg Wilson (Blues Etílicos).

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock