Topo

Muito jazz e blues em março para combater o carnaval

Combate Rock

26/02/2014 16h53

Marcelo Moreira

garanhuns

Jazz, rock e muito blues no mês do carnaval prometem afugentar o samba e o axé e oferecer música de muito bom gosto, gratuitamente ou a preços bem acessíveis. O primeiro a começar será o catarinense Psicodália, da cidade de Rio Negrinho, que vai misturar de tudo entre 28 de fevereiro e 5 de março. A organização promete três palcos com 42 bandas, 37 oficinas, 10 peças de teatro, 8 mostras de cinema e uma série de outras intervenções artísticas.  intervenções artística

O time que já confirmou presença em Santa Catarina é da pesada: Metá Metá, Tom Zé, Jarrah Thompson Band, Di Melo, Moraes Moreira (vai tocar o álbum "Acabou Chorare"), Almir Sater, Gong, Yamandu Costa, Traditional Jazz Band, Made in Brazil, Leandro Lopes e a Gaita Mágica, Dingo Bells, Pedra Branca, Wander Wildner, Módulo 1000, Satanique Samba Trio, Confraria da Costa, Black Cherry, Pife na Manga, Mestre Ouriço, Davi Henn & O Despacho, Quarto Sensorial, Trombone de Frutas, Fukai, Velho Hippie, Sopro Difuso, Cadillac Dinossauros, Sollado, Klezmorin, Gepetos Almas Brazucas, Geringonça, Gabriel Romano Gonzalez e Grupo, Café Brasilis, Centro da Terra, Cores Berrantes e Nego Blue & Trio Bambu.

No Nordeste, a cidade de Garanhuns, em Pernambuco, é a sede de um grade festival de jazz, já tradicional no Brasil, que tem entre os organizadores o baterista Giovanni Papaléo. Os shows serão realizados de 1º a 4 de março na Esplanada Mestre Dominguinhos e no Pau Pombo (Parque Ruben Van Der Linden). No principal polo a estrutura especial incluirá mesas e cadeiras numa ampla área coberta com toldo para proteção da chuva, além de uma praça de alimentação com quiosques. Toda a programação será gratuita, com uma grande homenagem ao músico Dominguinhos, sanfoneiro que morreu no ano passado.

Uma das principais atrações do Garanhuns Jazz Festival será o guitarrista Edu Ardanuy (Dr. Sin), que elaborou um repertório instrumental baseado em sua carreira solo. O Blues Etílicos volta a Pernambuco para lançar seu mais recente álbum, "Puro Malte". Na programação também estarão os cantores Mud Morganfield (filho de Muddy Waters) e Karl Dixon, a cantora Tia Carroll, o trompetista Mark Rapp, os guitarristas Jimmy Burns, os guitarristas Victor Biglione e Greg Wilson (Blues Etílicos).

gaita sesc pompeia

E o tão esperando festival de gaitistas será realizado no Sesc Pompeia, em São Paulo, como sempre, agora em sua 13ª edição. De 14 a 16 de março o Encontro Internacional da Harmônica, na choperia do Sesc Pompeia, terá como atrações Johnny Sansone (EUA), Quique Gómez (Espanha) e Natacha Seara (Argentina), que farão uma jam session com Flávio Guimarães e banda. O brasileiro David Tanganelli, de São Carlos (SP), a banda goiana Abluesads e Diego Sales são outras atrações também. Guimarães é o curador do festival e este ano não terá o apoio de um dos seus principais colaboradores, o gaitista Little Will, que estará na Alemanha fazendo um curso na fábrica da Hohner, o maior fabricante do instrumento do mundo.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock