Topo

NervoChaos surpreende em caixa magistral com DVD e CD

Combate Rock

21/02/2014 06h42

Marcelo Moreira

nervo_pressfront

Ninguém mais compra CD ou DVD, que viraram artigos descartáveis. Será? Então esqueceram de avisar o quarteto paulistano NervoChaos, uma das locomotivas do thrash/death metal nacional. Prestes a embarcar em abril para mais de 40 dias de turnê pelos Estados Unidos, a banda comemora os bons resultados da caixa "17 Years of Chaos", lançada no final do ano passado. Um trabalho primoroso, que serve de alento para quem ainda acha que investir em música em um erro na atualidade.

A caixa é um lançamento inédito no rock pesado nacional – e dificilmente encontraremos produto semelhante em outros segmentos da música brasileira.   "17 Years of Chaos" contém dois DVDs, um CD e um livreto, embalados em um digipack especial envernizado. Não bastasse isso, a produção é de alta qualidade, mesclando imagens da trajetória do grupo e de shows. O DVD 1 é o principal, trazendo o título da obra, "17 Years of Chaos'", com a história completa da banda com bastidores, shows e entrevistas.

O DVD 2, chamado de "Warriors on the Road", é outro documentário, agora centrado na criação, gravação, lancamento e o primeiro ano da tour "To The Death" com musicas ao vivo, shows, entrevistas e bastidores – lembrando que o álbum "To the Death", lançado no final de 2012, ficou entre os cinco melhores álbuns de metal extremo do Brasil naquele ano na avaliação do Combate Rock. Já o CD traz músicas do álbum citado ao vivo e mais três demos da banda na íntegra.

A equipe técnica merece ser citada por um trabalho de alto nível, de padrão internacional. A edição de imagem e som ficaram a cargo de  Cherry Taketani, enquanto a arte gráfica foi dividida entre Lauro Nightrealm, no CD e no DVD 1, e Estênio "Napalm", no DVD 2. Não espere mágicas e truques, como algumas bandas andam inventando por aí. O negócio aqui é competência e informar da melhor forma possível, com edição ágil de imagens, enquadramentos criativos, mas sempre privilegiando a informação, como mandam as principais regras para se fazer um documentário de boa qualidade.

nervo_dvdaberto

O melhor está na primeira parte, com a história da banda. A ênfase é sempre no esforço e no trabalho duro para que a banda atingisse um nível internacional, mas sem dogmas ou "pregações": é necessário trabalhar bastante, ensaiar bastante e estudar bastante, e isso tudo fica claro durante a narrativa, sem que seja necessário massificar tais conceitos.

Há quem diga que algumas partes ficaram bastante detalhadas, quebrando o ritmo com informações secundárias. Bobagem. A narrativa encontrou seu ritmo e flui com naturalidade. Entre os depoimentos importantes estão os de Vítor rodrigues (Voodoopriest), Marcello Pompeu (Korzus) e Zhema (Vulcano), além de citações a comentários de artistas estrangeiros e declarações de ex-integrantes. Não se lava roupa suja em frente às câmeras, mas não se esconde alguns fatos reais que levaram à saída de integrantes.

Para quem quer um pouco mais de ação, o segundo DVD é mais indicado, focado mais nas turnês nacionais e internacionais de 2013 e nas gravações e produção de "To the Death". A banda dá uma aula de precisão e de bom gosto ao lançar "17 Years of Chaos", que certamente será um modelo para bandas brasileiras que quiserem registrar sua histórica com competência ou simplesmente fazer um documentário decente.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock