Topo

Rolling Stones vem aí? E daí?

Maurício Gaia

18/02/2014 15h28

O site do jornal Destak anunciou a possibilidade da passagem da turnê dos Rolling Stones pela América do Sul, no segundo semestre do ano. Se confirmada, será a quarta passagem da banda pelo país – a primeira aconteceu há 20 anos.

Ron Wood, Keith Richards e Mick Jagger, no festival Berlinale em 2008 (Foto: Getty Images)

Ron Wood, Keith Richards e Mick Jagger, no festival Berlinale em 2008 (Foto: Getty Images)

Rolling Stones é hoje a melhor banda cover de si mesma, visto que o último álbum digno de nota seja…. Tattoo You, que já era sobra de estúdio. Este lançamento aconteceu no longinquo ano de 1981. De lá pra cá, eles vem alternando discos medianos, quando não fracos, com extensas e lucrativas turnês.

Nada contra eles cairem na estrada, ao invés de estarem curtindo uma (bem) merecida aposentadoria, já que existe gente disposta a pagar (caro) para assistí-los. No entanto, qual o valor artístico disto? Pequeno, ou nulo, arriscaria dizer.

Bandas como Stones ou The Who, cruzam o mundo, carregando suas canções do passado, como navios piratas fantasmas que singram os mares atrás do tesouro perdido (seria a própria juventude?) . Pior ainda são bandas como Scorpions, que anunciaram aposentadoria há uns três anos e há três anos está em sua "turnê de despedida". Mas existem casos mais patéticos, como o Creedence Clearwater Revisited, que se presta a se apresentar em teatros pequenos do interior do Brasil.

Sei que muita gente vai ficar maluca para assistir Rolling Stones no Brasil. Eu já tive minha parte e me contento em ficar em casa, ouvindo algum bom disco antigo deles, mas se fosse, levaria uma faixa com os dizeres: "Aposenta, Mick! Aposenta, Keith!!"

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock