Topo

Notas roqueiras: Raven, Metallica, Red Hot Chili Peppers, Juventus...

Combate Rock

05/02/2014 14h24

da equipe Combate Rock

raven

– Uma surpresa bastante agradável: o Raven, trio britânico considerado um dos criadores do speed metal e power metal, foi escalado para abrir o show do Metallica no Brasil. A única apresentação no país com a turnê "By Request" acontece no dia 22 de março no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Formado por John Gallagher (vocal e baixo), Mark Gallagher (guitarra e vocais) e Joe Hasselvander (bateria), o trio surgiu na chamada new wave of british heavy metal, movimento que se espalhou pela Europa no final dos anos 70. O álbum mais recente do power trio é "Walk Through Fire", de 2009.

– Pegou muito mal o flagra do Red Hot Chili Peppers fazendo playback durante o intervalo do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano nos Estados Unidos. Roda pela internet uma imagem do baixista Flea tocando o sue baixo com o cabo desplugado dos amplificadores. Cobrado por fãs nas redes sociais, Flea divulgou uma carta aberta admitindo o que todo mundo viu: que houve mesmo playback. "Quando fomos convidados pela NFL e Bruno (Mars) para tocar nossa música "Give It Away" no Super Bowl, foi explicado que o vocal seria ao vivo, mas o baixo, a bateria e a guitarra seriam pré-gravados", escreveu. "Entendo o motivo da NFL, já que eles têm poucos minutos para montar o palco, existem 'zilhões' de coisas que podem dar errado e arruinar o som para os espectadores no estádio e da TV. Não existe nenhum outro argumento sobre isso, a NFL não queria arriscar que o show tivesse um som ruim. Ponto final". Ele ainda esclareceu que a banda não é adepta do playback, mas como também é fã de futebol americano, topou as regras da produção.

 – E eis que finalmente surge uma boa notícia em São Paulo após o fechamento de várias casas de shows nos últimos anos: o tradicional clube de futebolJuventus, do bairro da Mooca, que já teve o maior quadro de sócios da América Latina, decidiu transformar seu salão nobre, muito grande e subutilizado, em uma alternativa para shows de rock e pop de médio porte. A novidade foi revelada pelo presidente do clube ao jornal gratuito Destak, de São Paulo. "Com o fim da Via Funchal; do Citibank Hall do bairro de Moema; e do Skyline, de Alphaville, vimos a oportunidade de colocar o Juventus na rota dos grandes shows internacionais e nacionais", contou Rodolfo Cetertick. O local já receberá em 2014 shows do guitarrista Johnny Winter (em outubro); e das bandas Kool & The Gang, KC and the Sunshine Band e Earth, Wind & Fire feat. Al McKay (juntas, no festival Think Jazz, em maio).

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock