Topo

Desafio de Blaze Bayley em São Bernardo: a indiferença do público local

Combate Rock

30/01/2014 17h00

Marcelo Moreira

Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden, é uma pessoa persistente. Pouca gente se deu conta – ou fez questão de ignorar – de que o músico inglês está em longa turnê pelo Brasil. Chegou ao país no começo de dezembro para 29 shows acústicos e com banda até o mês de fevereiro. mesmo com mais baixos do que altos em sua carreira solo pós Iron Maiden, Bayley mostra que não há turbulência que possa ser superada.

E o ex-Iron terá de superar mais um desafio nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro: superar a desconfiança do público do ABC em relação ao som pesado. Nos últimos eventos, pagos ou gratuitos, o público foi pequeno, mesmo com boa divulgação e preços mais acessíveis. O Master, banda de thrash/death metal norte-americana, com o suporte de quatro bandas brasileiras, tocou para menos de 100 pessoas no Princípios Bar, no centro de São Bernardo do Campo no domingo 26 de janeiro. Um festival punk gratuito, no começo do mesmo mês, em um parque da cidade atraiu pouco mais de 500 pessoas, assim como um de metal, na vizinha Santo André, no domingo 26 de janeiro.

Bayley será a atração em uma já tradicional casa roqueira do ABC, o Bar Rock Club, bem no centro de São Paulo, instalado dentro de um clube de amantes da bocha, jogo de origem italiana. Espaçoso e com acústica surpreendentemente boa, costuma receber artistas de peso, como Marcelo NOva, ex-voclaista do Camisa de Vênus, que é um frequentador assíduo do local.

A extensa turnê brasileira do ex-cantor do Iron Maiden é um alento para uma carreira que foi seriamente "avariada" por conta de seu último álbum solo, "King of Metal", muito mal avaliado em praticamente todos os países em que foi lançado. Com uma produção esquisita e músicas pouco inspiradas, acabou trocando tudo – de novo – em sua carreira, de músicos de apoio a empresários. Parece cíclico em sua trajetória recomeçar do zero.

Seriam 31 shows pelo Brasil, mas os de São Luís e Fortaleza foram cancelados com bastante antecedência, com suspeitas de baixa venda de ingressos. Mesmo assim, serão 29 apresentações, coisa rara em se tratando de artistas internacionais, ainda mais quando se é um músico do nível de Bayley, com passagem pelo Iron Maiden. No repertório, músicas do Iron, suas próprias e versões interessantes para clássicos do rock.

Blaze pouco depois de deixar o Iron Maiden (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O músico inglês, que já foi casado com uma brasileira, sempre fez questão de ressaltar a sua predileção pelo país. Visita regularmente as principais cidades brasileiras, ora tocando com sua banda principal, ora se apresentando com músicos de apoio locais. "Seria ingenuidade achar que eu não teria oposição por ter substituído Bruce Dickinson em 1994 no Iron Maiden, mas não tenho como não agradecer demais o carinho com que sempre fui tratado no Brasil, como membro ou não do Iron Maiden. Aqui é o lugar onde eu percebo o maior respeito pela minha carreira e pela minha obra. Isso ocorre em outros países, mas não no nível em que isso ocorre no Brasil. As pessoas realmente gostam do meu trabalho aqui", disse Bayley comovido em evento numa casa noturna paulistana em 2010.

O respeito que encontra no público brasileiro contrasta com o descaso com que é tratado em seu país, nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Ele dá de ombros e mantém um lema na mente: "sempre em frente e sempre se levantando". As oscilações de sua carreira solo são apenas parte dos obstáculos que teve de ultrapassar após sair do Iron Maiden, no começo de 1999 – ficou sem banda por duas vezes graças a uma debandada generalizada de músicos, teve de mudar de empresários outras tantas por conta de graves divergências administrativas e enfrentou a morte prematura de sua segunda esposa devido a um acidente vascular cerebral (AVC).

No entanto, quem o vê nos palcos pequenos e, de certa forma, não adequados à grandeza de sua carreira, não deixa de admirar a perseverança e a persistência. Solícito, simpático e concentrado, na maioria das vezes estampa no rosto as dificuldades constantes por que passa, mas impressiona com a força de vontade que demonstra, seja qual for o tamanho do palco.

Blaze Bayley é um personagem e tanto do mundo atual do rock, que escolheu o Brasil para recomeçar mais uma vez e tentar expiar os eventuais pecados de uma carreira acidentada, mas não menos impressionante.

SERVIÇO:

Rua: Rua José Bonifácio, 90
Centro – São Bernardo do Campo / SP
(11) 9 9194-0111

Ingressos antecipados  R$ 40)

Pontos de venda: Obradec Instrumentos Musicais AV. Brigadeiro Faria Lima, 1880 – Centro – SBC (11) 4339-1811 Metal CDS Rua Dona Eliza Flaquer, 184 – Centro – Santo André (11) 4994-7565 Rock Club Rua José Bonifácio, 90 – Centro – SBC (11) 9-9194-0111

Vendas Online: www.ticketbrasil.com.br https://ticketbrasil.com.br/show/blazebayley-abc-sp/

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock