Topo

Notas roqueiras: Ratos de Porão, Raimundos, Black Oil, Lothloryen...

Combate Rock

30/12/2013 11h50

da equipe Combate Rock

Ratos de Porão (foto: DIVULGAÇÃO)

– Os sons de um porco de estimação são uma das atrações de "Século Sinistro", o primeiro álbum do Ratos de Porão em quase oito anos. O grupo está finalizando a obra no Family Mob, estúdio paulistano, e será lançado pelo selo Bruak, de propriedade do vocalista João Gordo. Completam a formação Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria). Moyses Kolesne, guitarrista do Krisiun. E Atum, o porco de estimação, só poderia pertencer a João Gordo: os gritos e guinchos poderão ser ouvidos na música "Sangue e Bunda".

Raimundos (FOTO:DIVULGAÇÃO)

– Outra veterana banda que está no estúdio gravando novo trabalho é o Raimundos. "Cantigas de Roda" é mais um recomeço para o quarteto que foi a salvação do pop rock nacional dos anos 90: será o primeiro álbum de inéditas desde 2002. Digão, o guitarrista, continua nos vocais desde que Rodolfo Abrantes deixou a banda, no comecinho do século XXI. Canisso, o baixista original, saiu na mesma época e voltou em 2007. Marquim Mesquita (guitarra) e Caio Cunha (bateria) completam o time. O álbum está previsto para sair em janeiro e contou com a ajuda de fãs para ser financiado e gravado, já que o Raimundos aderiram ao crowdfunding, modalidade na qual, geralmente, os artistas lançam uma campanha de arrecadação de dinheiro entre fãs e admiradores para poder iniciar o trabalho ou fazer um show. Quem contribui (normalmente há várias cotas) ganha privilégios, como um CD/DVD autografado, ingressos para shows e mesmo o nome no encarte, entre outras coisas. Segundo a revista Rolling Stone Brasil, o grupo conseguiu R$ 123 mil, muito mais do que o necessário para gravar, mixar e distribuir.

– A banda Lothloryen está disponibilizando a música "Hobbit's Song" para download gratuito, após lançar o clipe há duas semanas. O single tem duas capas, feitas pelo artista Robson Piccin, também responsável pelas capas dos três álbuns do grupo. Para baixar o single 'Hobbit's Song', clique no link:
http://powerprog.net/free_singles_eps_lothloeryen_hobbits_song.html.
A nova música estará presente em seu novo trabalho, o relançamento do álbum 'Some Ways Back SOME More', que sairá pela gravadora alemã Power Prog. Mas não será um relançamento comum: o material teve os vocais e teclados regravados, além de alguns solos e violões, também foi totalmente remixado no Casanegra Studios e remasterizado no Norcal Studios, podendo ser considerado um novo álbum da banda.

– Com o EP "Functional Disorder" e o videoclipe "More Mindless Violence" lançados recentemente na Web, o Hellarise recebeu muitos pedidos pelas redes sociais para o lançamento físico do material. Para atender aos que acompanham a banda, o grupo resolveu lançar um projeto no Catarse, site que visa o financiamento coletivo do proposto pelos anunciantes. Como a própria banda deixa claro, o projeto pode ser tratado como uma pré-venda do material, tendo em vista que o dinheiro investido pelos apoiadores será retornado em produtos que lá estão anunciados. Para saber mais sobre o material, valores e produtos, assim como a ideia por trás do financiamento, acesse http://catarse.me/pt/hellarise. O EP "Functional Disorder" foi lançado em novembro.  O material foi gravado no estúdio Pedrada e a capa foi desenvolvida pela artista Vivian Mota, proprietária e ilustradora na empresa Rabiscorama (www.facebook.com/rabiscorama).

– A banda Black Oil é por enquanto a segunda brasileira confirmada no festival mexicano Hell & Heaven, hoje o maior festival voltado à música pesada de toda a América Latina. Será a quarta vez do grupo no festival. Neste ano, os headliners serão nomes como Kiss, Guns n' Roses, Korn, Rob Zombie, Lamb Of God e Twited Sister. Mas o os grandes nomes não acabam por aí, o festival – em seus dois dias – contará ainda com nomes de peso, como: Carcass, Trivium, Misfits, Opeth, Testament, Deicide, Brujeria, entre outros grandes nomes do metal mundial. Do Brasil também foi confirmado o Angra. O festival acontece no primeiro trimestre de 2014, nos dias 15 e 16 de março no Recinto de La Feria de Texicoco.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock