Topo

Dorsal Atlântica aborda a pandemia, e Pepe Bueno revisita o passado

Combate Rock

10/06/2020 06h30

Carlos 'Vândalo' Lopes (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– Uma das bandas fundadoras do movimento de heavy metal no Brasil, a Dorsal Atlântica, inicia em 15 de junho de 2020 a campanha para a gravação e prensagem de seu novo trabalho chamado "Pandemia". Os apoiadores receberão o CD com seus nomes no encarte. Também estará disponível uma versão em LP, além de camisetas exclusivas.

As letras de "Pandemia" analisam a conjuntura nacional através de uma distopia inspirada em "Revolução dos Bichos" e 1984 do escritor George Orwell.

Em Brazilândia, uma sociedade dividida entre os reis equinos, o povo canino e os símios militares, um jumento é eleito como Primeiro Ministro através de um golpe. O

O eleito infecta a população com o vírus da ignorância e seus fanáticos seguidores destroem terreiros de Candomblé e incendeiam laboratórios, faculdades e livrarias em nome do Deus Sumé.

Assim como o álbum mais recente, "Canudos", este deverá ser conceitual, mas do jeito que o cantor, guitarrista e compositor Carlos Lopes gosta: buscar no passado analogias para escancarar a eterna crise sociopolítica que acomete o Brasil desde sempre.

"Canudos" foi um dos álbuns de rock nacional mais impactantes dos últimos anos em toca em várias feridas. O carioca Lopes também é escritor, roteirista, ilustrador e quadrinista, o que já sugere que deveremos ter uma arte impactante para o produto.

Link da campanha: www.catarse.me/dorsalpandemia.

Pepe Bueno (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– Pepe Bueno é um artista singular no universo paulistano. Muitos dizem que é saudosista e que vive preso ao passado. Bobagem. Ele e sua banda, Os Estranhos, apenas celebram uma era que ajudou a moldar o que somos atualmente. É curioso que ele ainda esteja com a cabeça vintage ao se referir a "compacto" e aos "lados A e B" que sempre moveram a indústria fonográfica nos anos 50, 60 e 70.

O baixista e cantor coloca no mercado o single duplo liderado pela balada "Tempo, um mundo diferente" no lado A. A novidade é que o amigo guitarrista Rodrigo Hid é como cantor principal.

No lado B há a instrumental "África", que traz referencia ao fusion e improvisos com parte rítmica pesada.

Os singles são produzidos por Gabriel Martini e tem Alberto Sabella, Rodrigo Hid, Pepe Bueno, Junior Muelas e o próprio Martini como músicos nessas faixas.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock