Topo

Coronavírus mata o trumpetista Wallace Roney

Combate Rock

01/04/2020 17h00

Do blog Mannish Blog

Wallace Rooney (Foto: divulgação)

Um dos músicos de jazz mais importantes da atualidade, o trompetista Wallace Roney, morreu aos 59 anos vítima do coronavírus nesta sexta-feira, dia 31 de março.

Roney estudou com as lendas Clark Terry, Dizzy Gilespie e Miles Davis até construir seu próprio nome ao longo de uma carreira profissional de quase 45 anos. Com Davis, Roney estudou entre 1985 até 1991, até a morte do lendário trompetista. Em 1990 se apresentaram juntos no Montreux Jazz Festival.
Gravou 21 discos como artista principal e participou de dezenas de outros artistas, inclusive sua ex-esposa, a pianista Geri Allen.
Com ela gravou quatro discos, antes da morte de Allen, vítima de um câncer em junho de 2017. Eles já estavam divorciados. Roney se apresentou em quatro dos álbuns de Allen, começando com "Maroons" em 1992. A colaboração final ocorreu em 2006 com "Timeless Portraits and Dreams".
Além dos artistas já citados, Roney tocou e gravou com Art Blakey, Kenny Barron, Chick Corea, Tony Willians, Joe DeFrancesco, Cindy Blackman e outros.
Wallace Roney morreu em New York, onde morava e epicentro da Covid-19 nos Estados Unidos. Deixou três filhos, frutos da união com Geri Allen.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock