Topo

Notas roqueiras: Tina Turner, Flavia K, Roberto Menescal...

Combate Rock

30/12/2019 17h00

Tina Turner (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– O musical "One Night of Tina" vem ao Brasil para quatro apresentações, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre como parte do Top Cat Concert Series 2020, série de shows internacionais promovida pela Top Cat Produções Artísticas. O musical será apresentado em maio de 2020, com datas em São Paulo (Espaço das Américas), dia 28, Rio de Janeiro (Vivo Rio) no dia 29, Belo Horizonte dia 30 (Palácio das Artes) e no dia 31 em Porto Alegre (Teatro Bourbon Country). Para comemorar mais de 60 anos de carreira de Tina Turner, One Night of Tina – A História de Tina Turner" é uma homenagem que terá sua vida contada nos palcos, passando por cidades da Inglaterra, EUA, Brasil, Alemanha, Áustria e Suíça.

– Quando conheceu Flavia K, Roberto Menescal se atentou ao blues que sobressaia na voz da cantora, uma adolescente na época. Este brilho que saltou à atenção dele, figura-chave da música brasileira e da bossa nova, vinha também da execução dela ao piano, quando a viu interpretando versões e também as primeiras autorais que estariam, mais tarde, no EP de estreia, "Tudo que Soul" (2014). A improvável amizade entre a jovem e o músico resultou, depois de algum tempo, na parceria "Canção do Sol", composta por ela e sua mãe, Anete K, com quem divide a composição das letras, e presente no álbum Janelas Imprevisíveis, lançado em outubro. Na música, Menescal contribui com a guitarra solo que guia, junto ao piano, toda a base da melodia que revive a bossa nova através da boa poesia e de um instrumental notável com leveza e ritmo. Ainda que não intencional, o tema naturalista da letra resgata o estilo dos sonetos parnasianos e, embora escape à erudição, traz em si as qualidades da estética poética, a importância da forma, das figuras de linguagem e do universalismo, tratando de algo tão corriqueiro (mas global) quanto o sol. Essa "arte pela arte", como deixou registrada a escola literária, abriu o espaço necessário para Flavia e Menescal criarem a identidade de "Canção do Sol" de maneira livre mas que privilegiasse a técnica. Agora, a faixa ganha versão em vídeo com o lançamento de um webclipe com cenas de estúdio. As imagens de gravação mostram Flavia e Roberto em atividade, e também os outros músicos que participam da composição instrumental: Leandro Cabral (piano), Sidiel Vieira (baixo) e Renato Melo (bateria). Assista "Canção do Sol" aqui.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock