Topo

A Inconfidência Mineira na versão celtic metal do Tuatha de Danann

Combate Rock

30/12/2019 07h01

Marcelo Moreira

Tuatha de Danann no Manifesto (FOTO: MARCELO MOREIRA)

Metaleiro que mora no escaldante litoral paulista que sonhou em ser um eremita perdido nas florestas geladas da Escandinávia; metaleiro mineiro que morou na Irlanda e voltou com um duende incorporado no corpo; um guitarrista goiano de metal que foi enfeitiçado pela música do Oriente Médio.

Há anos que músicos que se dedicam a esses subgêneros são objeto de escárnio e de memes nas redes sociais. os comentários são sempre debochados, como se fossem caipiras querendo se passar por europeus. Tudo previsível, assim como o fato de os detratores nunca terem se dado ao trabalho de ouvirem as músicas autorais dos "sonhadores".

Bruno Maia, fundador e mentor do Tuatha de Danann, de Varginha (MG), nunca deu bola para isso e mantém a sua banda há 25 anos fazendo um celtic folk metal de alta qualidsade, elogiado até mesmo pelos gringos das terras britânicas. Afinal, não por outro motivo que Martin Walkyer, ex-líder do Skyclad, banda precursora desse tipo de som, se tornou um amigão de Maia e parceiro frequente do Tuatha de Danann – no último álbum do grupo, o inglês canta na musica "Your Wall Shall Fall".

Em mais uma empreitada audaciosa, o Tuatha e Maia, que é guitarrista, vocalista e tocador de diversos instrumentos típicos celtas irlandeses, misturam sons gáelicos a temas bem brasileiros e polêmicos.

O músico passou uma temporada longa na Irlanda e absorveu tudo o que pôde da cultura local e se apaixonou pela mitologia celta-gaélica.

"Conjura" é o novo single dos mineiros e tem como tema a Inconfidência Mineira, um movimento rebelde com um certo cunho separatista que ocorreu em Minas Gerais, no século XVIII, na regição produtora de ouro e outros minérios.

A elite local, dona das minas, se revoltou com a abusiva cobrança de impostos por parte da Coroa Portuguesa, cujos percentuais subiam além de conta, na opinião dos "empresários", digamos assim.

O movimento rebelde foi dominado e a consequência mais visível foi o enforcamento de Tiradentes, em 1789, considerado um dos líderes dos revoltosos.

O lançamento ocorreu em 26 de dezembro, acompanhado de um lyric vídeo, para coincidir com a data da última das principais reuniões dos inconfidentes mineiros, realizada no mesmo dia em 1788, em Ouro Preto, na Capitânia de Minas Gerais.

"Conjura" é o terceiro vídeo do CD "The Tribes of Witching Souls", o mais recente álbum da banda. "É uma homenagem que fizemos a este episódio tão importante da história brasileira", disse o guitarrisdta Bruno Maia. ários momentos históricos da história do Brasil: amor, poesia, revolta, ganância, traição, heroísmo, covardia e sangue."

Seguindo os passos de bandas brasileiras e estrangeiras que abordam temas históricos, como Iron Maiden, Grave Digger, Angra e Voodoopriest, o Tuatha de Danann nos presenteia, apesar de ser uma pequena dose, com uma importante canção que transborda conhecimento e informação.

De acordo com Maia e com os livros históricos, a reunião de 26 de dezembro de 1788 foi importante porque alinhou s planos de tomada de guarnições e postos de aduana da região das Minas Gerais, em torno de Ouro Preto e Diamantina.

A ideia era proclamar um enclave independente para espalhar o movimento até o litoral – Espírito Santo e Rio de Janeiro, e forçar os portugueses a negociar.

A reunião aconteceu na casa do tenente-coronel da Tropa Regular Francisco de Paula Freire de Andrade, o inconfidente de maior patente militar da Capitânia de Minas Gerais.

O dentista Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, acabou preso devido a uma traição no grupo rebelde e foi executado em 21 de abril do ano seguinte, ao mesmo tempo em que a conjuração foi desmantelada.

Bruno Maia diz que a letra, em inglês, funciona como um resumo  da "Conjuração Mineira" que completou 230 anos em 2019. "Não deixa de ter um acento contemporâneo com o Brasil de hoje, a subserviência às grandes potências, o neocolonialismo e entreguismo que bate a nossa porta todo dia."

O vídeo de "Conjura" foi produzido por Raoni Joseph e destaca pinturas clássicas retratando os Inconfidentes, Tiradentes e fotos das localidades onde a sedição teve mais adeptos como Ouro Preto, São João del Rei e Tiradentes.

Em 2018, o editor de vídeo também produziu o lyric video de "Your Wall Shall Fall", single do "The Tribes of Witching Souls". O álbum foi lançado pela Heavy Metal Rock no início de 2019.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock