Topo

Notas roqueiras: Amon Amarth, Medjay, Canil...

Combate Rock

27/12/2019 20h23

Amon Amarth (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– Amon Amarth acaba de confirmar a tão aguardada turnê do devastador novo álbum "Berseker" pela América Latina, trazendo como convidados especiais  a banda alemã Powerwolf. Três anos após bem-sucedida passagem pelo Brasil, os reis do viking metal Johan Hegg (vocal), Ted Lundström (baixo), Johan Söderberg (guitarra), Olavi Mikkonen (guitarra) e Jocke Wallgren (bateria) estão de volta para mais uma longa excursão. A "Berseker Latin America '20" tem 15 datas confirmadas, oito delas no Brasil, passando por Argentina, Chile, Peru, México, El Salvador, Costa Rica e Colômbia. A venda de ingressos está em https://www.facebook.com/liberationmcofficial.

– A banda Medjay acaba de divulgar a arte e o conceito do álbum "Sandstorm", que teve a mentoria artística e musical do guitarrista, compositor e vocalista Rafael Bittencourt (Angra, Bittencourt Project). Os músicos Phil Lima (guitarra e vocal), Samuka (baixo), Tiago Vitek (bateria) e Freddy Daniels (guitarra) explicam sobre esta nova fase da Medjay e todo o conceito deste trabalho. O conceito do disco é um dos grandes momentos deste novo trabalho. Tempestade de areia é o nome dado há um fenômeno da natureza conhecido como lito meteoros e ocorre quando a umidade relativa do ar é mais baixa que 80%. Esse fenômeno nos serviu de inspiração para um acontecimento no Egito em 2011, conhecido como a "Revolução do Nilo ou Revolução de Lótus". A revolução no campo político do mundo Árabe foi como uma tempestade de areia que varreu do poder a "tirania", iniciando uma nova perspectiva de liberdade e justiça social. A música título do álbum é uma homenagem a Marcha de milhares de pessoas a praça Tahrir (Al Midan) no Cairo que marca o início da revolução popular no Egito. Ela exalta a luta de um povo guerreiro que deseja justiça, pão e liberdade. A praça tornou-se símbolo de luta e resistência, pois ali sangue foi derramado, vidas martirizadas, dando início a um período de luta, esperança e liberdade para esse povo guerreiro movido pelo espírito dos antigos Medjay.

– A banda cearense Canil acaba de lançar o videoclipe da música "Foda-se" recheado de críticas ao sistema e aos padrões pré-estabelecidos. A banda vem para São Paulo neste final de semana para shows ao lado do cantor Berg Menezes e promete mostrar para o público paulistano o melhor do seu som e protesto social. Assista videoclipe de "Foda-se": https://youtu.be/5J9Y4WJ4uYQ. Reflexões sobre a desumanização do indivíduo, busca pela liberdade e resistência à imposição de costumes padronizados serviram de inspiração para o mais recente clipe da banda cearense Canil. Inspirado na própria letra da canção, composta por Vítor Mesquita, o videoclipe de "Foda-se" é, como o próprio compositor costuma dizer, uma sátira sobre modo como a sociedade lida com o trabalho e com a própria vida.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock