Topo

Notas roqueiras: Brant Bjork, Biquíni Cavadão, Teago Oliveira...

Combate Rock

15/10/2019 12h00

Brant Bjork (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– O Brasil receberá pela primeira vez, com show único na cidade de São Paulo, a lenda do stoner rock e um dos criadores do estilo, o músico californiano Brant Bjork. Fundador do influente e antológico Kyuss, Brant toca dica 17 de outubro, no Fabrique Club, e os ingressos já estão à venda. A realização é das produtoras Abraxas, Powerline e Obscur. É do clima árido de Palm Desert, na Califórnia, que há algumas décadas Brant Bjork emerge e se mantém como uma das mentes criativas por trás do assim chamado Stoner Rock – ou Desert Rock, devido à sua origem nas festas com música ao vivo organizadas por Brant e seus amigos nos desertos californianos no começo nos anos 90, que varavam a madrugada regadas a muito rock and roll e entorpecentes, e ficaram conhecidas como as generator parties. Foi nesse ambiente de muita lisergia e jams quase intermináveis que Brant Bjork participou da criação e contribuiu com sua bateria grooveada junto a bandas lendárias como Kyuss (com Josh Homme, que posteriormente fundou o Queens of the Stone Age, e outros nomes como John Garcia e Nick Olivieri), Fu Manchu e Vista Chino, além de uma extensa discografia lançada sob as diversas encarnações do seu projeto solo, onde atua como frontman (voz e guitarra) junto a outros músicos da cena de Palm Desert. Sean Wheeler, outra lenda do desert rock, é o convidado especial de Bjork nesta turnê sul-americana, que além do Brasil, passa por Chile e Argentina. Wheeler ficou famoso na década de 1990 como vocalista/guitarrista do Throw Rag, mas é dono de uma extensa e expressiva discografia, que começou a ser moldada ainda nos anos 80. Para este show especial, as produtoras farão uma ação inédita: a banda de abertura será escolhida por meio de uma seletiva, que terá inclusive uma fase de apresentações ao vivo.

– O tributo do Biquini Cavadão ao trabalho de Herbert Vianna, o álbum 'Ilustre Guerreiro' (distribuição digital ONErpm) poderá ser conferido ao vivo nos Estados Unidos nos dia 18 e 20 de outubro, em Boston (Massachussets) e Pompano Beach (Florida), respectivamente. "A apresentação trará sets específicos para as canções do Herbert, além dos grandes sucessos do Biquini", conta um entusiasmado Bruno Gouveia, vocalista do Biquini. Para quem não sabe, o nome Herbert tem origem germânica e sua tradução significa 'Ilustre Guerreiro'. 'Ilustre Guerreiro', produzido por Liminha, traz oito versões do Biquini Cavadão de músicas compostas pelo do cantor dos Paralamas. "Nossa busca foi por canções que pudessem ser traduzidas por nós. Certamente, grandes sucessos ficaram de fora e não nos prendemos a uma cronologia. Antes de gravar o trabalho, chegamos a ficar horas no estúdio buscando entender a responsabilidade deste tributo. Os arranjos originais, sempre foram perfeitos. Portanto, buscamos passear por novas searas, encontrar novas ideias para cada canção", revela Bruno. A turnê, que começou em  dezembro, em São Paulo,  e já passou por mais de 30 cidades chega agora ao Rio de Janeiro.

SHOWS-BIQUINI CAVADÃO TOUR "ILUSTRE GUERREIRO", Estado Unidos, 2019

Serviço:

BOSTON

Out 18, 2019 20h às 2h

1290 N Shore Rd, Revere

Boston, MA 02151

Ingressos: www.BiquiniUSA.com

Primeiro Lote:U$ 35

Segundo Lote: U$ 40

POMPANO BEACH, FLORIDA

8th Brazilian Festival of Pompano Beach

Domingo: 20 de outubro, 2019

Horário: meio-dia às 20h

Local: Pompano Beach Community Park 820 NE 18th Ave. (N.E. 10th St. & U.S.1)

Pompano Beach, FL 33060

Ingressos: http://www.brazilianfestpompano.org/tickets/

Valores: De U$ 5 a U$ 80

– "Boa Sorte" é o nome do primeiro disco de Teago Oliveira, vocalista e guitarrista da Maglore, lançado no último dia 17, em parceria com a Natura Musical e distribuição da gravadora Deck. A estreia ao vivo em São  Paulo, com o repertório do álbum sendo tocado na íntegra, acontecerá no dia 18 de outubro, sexta-feira, às 21 horas, no Auditório Ibirapuera. "As músicas são mais calmas e o show terá uma atmosfera mais contemplativa. Essa será a principal diferença em relação ao que faço com a banda", conta Teago. Ingressos podem ser adquiridos no site da SymplaAlém das 11 faixas inéditas que compõem o disco, Teago apresentará algumas canções de sua autoria que foram regravadas por outros músicos. Sua carreira como artista solo aparece no momento em que seu nome é destaque entre a música contemporânea brasileira. Recentemente, "Motor", composta por ele e lançada originalmente pela Maglore no disco Vamos pra Rua (2013), foi interpretada tanto por Gal Costa quanto por Pitty, e é faixa seu álbum Matriz (Deck/2019), além de "Não Existe Saudade no Cosmos", canção inédita gravada por Erasmo Carlos e escolhida como single de seu disco Amor é Isso (2018). O projeto do disco "Boa  Sorte" foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2018 e do Estado da Bahia, através do programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. "Natura Musical foi criado para valorizar a diversidade e identidade da música brasileira", diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. "Desde 2012, o edital já ofereceu recursos para 38 projetos na Bahia, como Russo Passapusso, Lucas Santtana, OQuadro, Ederaldo Gentil e, agora, o Teago Oliveira", completa.

Teago Oliveira apresenta concerto "Boa Sorte" em São Paulo
Data: 
Sexta-feira, 18 de outubro de 2019
Horário: 21h
Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia entrada) *livre para todos os públicos;

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock