Topo

Notas roqueiras: Garotos Podres, Plebe Rude, Nervosa, King Crimson...

Combate Rock

04/10/2019 12h06

Mao, dos Garotos Podres (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– É em tempos de crise que o movimento se levanta e a criatividade explode junto com os protestos. Esse costuma ser um mantra aassociado a bandas punks e de hardcore, especalmente aquelas que têm a verve política exacerbada. Quanse todos os músicos da vertente asdmitem que isso pode ser verdade, mas isso não quer dizer que gostem, de uma forma geral, do que estão vendo e sentindo. É o caso de José Rodrigues "Mao" Júnior, vocalista dos Garotos Podres, banda paulista importantíssima e pioneira do punk nacional. Curiosamente, depois de quase 40 anos de carreira e um prolongado processo judicial pelo nome, a banda está vivendo o seu melhor momento nos palcos. Isso e mais algumas pérolas foram ditas à Coluna de Adriana de Barros (clique para ter acesso), do UOL, em entrevista muito interesssante publicada nesta semana. Personagem fundamental do underground do rock nacional, professor universitário de história e militante histórico de causas de esquerda, Mao é uma voz cortante e certeira contra o fascismo e o autoritarismo.

– E a própria Adriana de Barros nos brinda com uma novidade da Plebe Rude, o lançamento do single "Evolução", que traz a participação do ex-jogador e agora comentarista Casagrande. É uma música antiga, composta em 1989, mas só agora resgatada e, como sempre, com um teor político em destaque. A banda nunca perdeu a oportunidade para cutucar as "mazelas nacionais" e criticar a elite político-econômica, sempre abusando da ironia e do sarcasmo. Veja mais cliando aqui.

– Banda ascendente no cenário internacional, o trio paulistano Nervosa, formado por três meninas, é um dos destaques da noite do metal no Rock in Rio, tocando no palco Sunset. É o coramento de uma carreira de muito sacrifício e luta após três CDs e dez anos de estrada. A vocalista e baixista Fernanda Lira deu uma boa entrevista ao site Hedflow onde mostra a importância da ocupação de espaços pelas mulheres na indústria do entretenimento. Clique aqui para ler a entrevista.

– Temos falado bastante de King Crimson, uma das bandas queridas do Combate Rock. O grupo vai tocar pela primeira vez no Brasil, com shows em São Paulo e Rio de Janeiro. É uma das atrações do Rock in Rio, por mais que reconheçamos que ficará deslocada no festival gigante. O baixista Tony Levin, um dos mestres mundiais do instrumento e que toca na banda desde 1981, concedeu uma entrevista rara pra a Folha de S. Paulo. Clique aqui e leia.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock