Topo

Notas roqueiras: Brant Bjork, Exylle, Pseudo Banda

Combate Rock

23/08/2019 12h00

Brant Bjork (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– O Brasil receberá pela primeira vez, com show único na cidade de São Paulo, a lenda do stoner rock e um dos criadores do estilo, o músico californiano Brant Bjork. Fundador do influente e antológico Kyuss, Brant toca dica 17 de outubro, no Fabrique Club, e os ingressos já estão à venda. A realização é das produtoras Abraxas, Powerline e Obscur. É do clima árido de Palm Desert, na Califórnia, que há algumas décadas Brant Bjork emerge e se mantém como uma das mentes criativas por trás do assim chamado Stoner Rock – ou Desert Rock, devido à sua origem nas festas com música ao vivo organizadas por Brant e seus amigos nos desertos californianos no começo nos anos 90, que varavam a madrugada regadas a muito rock and roll e entorpecentes, e ficaram conhecidas como as generator parties. Foi nesse ambiente de muita lisergia e jams quase intermináveis que Brant Bjork participou da criação e contribuiu com sua bateria grooveada junto a bandas lendárias como Kyuss (com Josh Homme, que posteriormente fundou o Queens of the Stone Age, e outros nomes como John Garcia e Nick Olivieri), Fu Manchu e Vista Chino, além de uma extensa discografia lançada sob as diversas encarnações do seu projeto solo, onde atua como frontman (voz e guitarra) junto a outros músicos da cena de Palm Desert. Sean Wheeler, outra lenda do desert rock, é o convidado especial de Bjork nesta turnê sul-americana, que além do Brasil, passa por Chile e Argentina. Wheeler ficou famoso na década de 1990 como vocalista/guitarrista do Throw Rag, mas é dono de uma extensa e expressiva discografia, que começou a ser moldada ainda nos anos 80. Para este show especial, as produtoras farão uma ação inédita: a banda de abertura será escolhida por meio de uma seletiva, que terá inclusive uma fase de apresentações ao vivo.

– O Exylle acaba de apresentar oficialmente o single "Burn Your Leaders" em todas as plataformas digitais. A faixa estará presente no primeiro full da banda, que será lançado oficialmente em agosto de 2019. Agora é possível escutar "Burn Your Leader" no Spotify (Link abaixo), Deezer, Itunes, Google Play, Napster, Tidal, Music Amazon, Amazon e várias outras plataformas. Ouça em https://open.spotify.com/track/7elIQY94t6pRYWwVi0xhfI?si=xyXSQpYrSGGeAYiJvurYQA

Pseudo Banda (Foto: Henrique Puppi)

– A Pseudo Banda está lançando hoje seu primeiro EP, "Agora". Ele é composto por seis faixas autorais, criadas ao longo dos quatro anos de banda. As temáticas de cada música são diferentes, assim como a sua sonoridade. Nas letras, a banda retrata sua visão de mundo e experiências pessoais vividas na juventude urbana. Formado por Vinícius Árabe, Bea Pereira e Julia Rosa, a banda está na estrada desde 2015 e sua sonoridade flutua entre a Nova MPB e o Pop Rock. Você pode ouvir "Agora" neste link.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock