Topo

Itaú Cultural resgata história do Lira Paulistana

Maurício Gaia

21/08/2019 19h42

Os tempos eram de chumbo. A ditadura militar e a repressão ainda davam as cartas no cenário sócio-político brasileiro. Mas isso não impediu que um porão, localizado na Praça Benedito Calixto, em São Paulo, servisse como palco para a nova música independente paulista.

O Teatro Lira Paulistana, fundado em 1979, foi palco que abrigou nomes tão díspares como o Grupo Rumo, Língua de Trapo, Viper e Ratos de Porão, além daqueles que acabaram sendo conhecidos como a "Vanguarda Paulista", Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Premeditando o Breque, entre outros.

Para comemorar os quarenta anos do surgimento do "Lira", o Itaú Cultural recebe uma série de apresentações que resgatam parte da história cultural da cidade. Com apresentação de Laerte Sarrumor, a cada dia, uma penca de convidados remanescentes daquela época passa, agora, pela sala de espetáculos do instituto da avenida Paulista.

Marco Costa, Paulo Lepetit, Laerte Sarrumor, Mario Manga (foto: Vange Milliet)

Ná Ozzetti, Passoca e Chico Pardal abrem os shows no primeiro dia, quinta-feira. Um dia depois, é a vez de Jica, Turcão, Wandi, Wilson Souto e o próprio Sarrumor, ao lado de mais um Língua de Trapo, Sérgio Gama. No sábado, o palco é de Taciana Barros, da Gang 90, Finho, do grupo 364, Paulo Barnabé, membro da Patife Band, e Fernandinho Lira. Fecham as apresentações no domingo, Arrigo Barnabé, Tetê Espindola e Vania Bastos. Todos os dias, os convidados são embalados pela Banda Base, formada por  Paulo Lepetit, no baixo e direção musical, Mário Manga, na guitarra e cello), a bateria de Marcos Costa e a voz de Andreia Dias.

Esta programação oferece reserva de ingressos. Gratuitos, como todas as atividades do instituto, eles ficarão disponíveis, para quem fez a reserva, até três horas antes do início de cada apresentação. Caso os lugares não se esgotem na plataforma online, as entradas remanescentes serão disponibilizadas para retirada na bilheteria física do instituto.

SERVIÇO:

Lira Paulistana – 40 anos

De 22 a 25 de agosto
De quinta-feira a sábado, às 20h; domingo às 19h
Sala Itaú Cultural – 224 lugares
Av. Paulista, 149

Entrada Gratuita – Reserva de ingressos aqui.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock