Topo

Prefeitura de SP faz homenagem a Andre Matos com o Dia do Metal

Combate Rock

20/07/2019 06h58

Do site Roque Reverso

André Matos (FOTO: EDUARDO KANECO)

A Prefeitura de São Paulo decidiu instituir o Dia Municipal do Metal. O anúncio foi feito no dia 13 de julho, o Dia Mundial do Rock, pelo prefeito Bruno Covas (PSDB).

A data escolhida é o dia 8 de junho, data do falecimento do músico brasileiro Andre Matos, que foi vocalista dos grupos Viper, do Angra e Shaman.

O anúncio foi publicado pelo site da prefeitura paulistana e realizado durante as comemorações da Semana do Rock na cidade, no show Angra & Friends, que também homenageou o vocalista.

Já havia mobilização nas redes sociais para que Matos fosse homenageado, já que a perda do músico foi uma das mais sentidas recentemente no rock.

Andre Matos ingressou em sua primeira banda, o Viper, aos 13 anos, em 1985.

Lá, ele foi fundamental para que o grupo ganhasse reconhecimento nacional e internacional, especialmente com a gravação de dois álbuns importantíssimo para o heavy metal brasileiro: "Soldiers of Sunrise", de 1987, e "Theatre of Fate", de 1989.

Após deixar o grupo em 1990, ele ajudou a fundar o Angra em 1991 e, mais uma vez, foi decisivo para que o grupo estourasse nacionalmente e internacionalmente, trazendo álbuns também marcantes, como "Angels Cry", de 1993, "Holy Land", 1996, e "Fireworks", de 1998.

No mesmo ano que deixou o Angra, ele fundou o Shaman, em 2000. Em 2002, o grupo trouxe com ele nos vocais o disco "Ritual", que foi seguido pelo álbum "Reason", de 2005.

Após sair da banda em 2006, ele iniciou sua carreira solo.

Com um currículo invejável, no qual constam bacharelado em Regência Orquestral e Composição Musical, com habilitação em Canto Lírico e habilitação em Piano Erudito, Matos era respeitado pela sua qualidade musical.

"Além de instituirmos a Semana do Rock, que celebra esse gênero musical que é uma das mais expressivas tradições culturais da cidade, vamos também reconhecer a importância do heavy metal para a cultura de São Paulo e homenagear André Matos, o icônico ex-vocalista das bandas Angra, Viper e Shaman.", explicou Alexandre Youssef, secretário Municipal de Cultura da capital paulista.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock