Topo

Wynton Marsalis e Lincoln Center Orchestra - programnação (parte 2)

Combate Rock

16/06/2019 15h25

Do blog Mannish Blog

Wynton Marsalis e Lincoln Center Orchestra

Dando continuidade ao detalhamento da programação da Lincoln Center Orchestra, Todd Stoll vai falar sobre a ação educativa realizada pela orquestra. O encontro é um convite a educadores de música do Brasil para compartilharem das experiências institucional e educacional da Big Band residente do Lincoln Center e reconhecida como uma das bem sucedidas e atuantes organizações do gênero.

Entre os temas, estão a criação da JLCO, os programas educativos desenvolvidos e as estratégias de manutenção e ampliação dessas atividades. A palestra será no Sesc Pinheiros, dia 22.

No dia 25, o Sesc Pinheiros também recebe palestra sobre Gestão e Produção de Bandas. Daniel Israel, Tour Manager da JLCO, conversa com o público sobre os procedimentos envolvidos na gestão de orquestras, desde a organização de ensaios, até viagens internacionais, passando pelas estratégias de divulgação e manutenção administrativa da Big Band.

Para encerrar a programação e a passagem por São Paulo, no domingo, 30 de junho, a Jazz at Lincoln Center Orchestra com Wynton Marsalis faz um concerto ao ar livre na unidade Parque D. Pedro II, em frente ao Mercado Municipal de São Paulo.

O repertório reúne obras de compositores que marcaram a história do jazz e peças autorais do grupo. Participam deste concerto os brasileiros Ari Colares, Hamilton de Holanda, Nailor Proveta e o trompetista Daniel D'Alcantara.

Ari Colares e Wynton Marsalis se conhecem desde 1998, quando o trompetista esteve por aqui com a JLCO. O primeiro encontro foi casual. Durante a turnê na capital paulista, Marsalis e companhia se reuniram na casa do músico Guga Stroeter (vibrafonista).

Ari também estava presente e, naquela noite, a jam session se estendeu até as cinco da manhã. Daí, surgiu o convite ao percussionista para uma participação especial no concerto da Orquestra dias depois, no Teatro Alfa.

Dois anos depois, em 2000, foi a vez de Ari Colares viajar a Nova Iorque para uma curta turnê e novamente dividir o palco com a JLCO e Marsalis. Esta amizade já tem mais de 20 anos e, desde então, quando a Orquestra vem ao Brasil, Ari é convidado.

O maestro, arranjador, compositor e clarinetista Proveta, considerado um dos embaixadores da música brasileira nos EUA, também é outro que já trabalhou com o líder da Jazz at Lincoln Center Orchestra.

Em 2017, a Banda Mantiqueira, da qual Proveta é idealizador e integrante, lançou o disco 'Com alma' pelo Selo Sesc, a gravadora do Sesc São Paulo, após jejum de 12 anos sem um álbum do grupo instrumental brasileiro. Marsalis e seu trompete dão um toque especial à faixa 'Segura ele', registrado no Avatar Studios de Manhattan (NY, EUA), sob direção musical, arranjos, clarinete e sax alto de Proveta.

Hamilton de Holanda e Marsalis também já se conhecem, e não é de hoje. Em 2013, o bandolinista brasileiro lançou o disco 'Mundo de Pixinguinha', gravado em Nova Iorque com a participação de grandes músicos internacionais, incluindo Marsalis. O trompetista e diretor artístico da JLCO participa da faixa Um a Zero, registrado no Jazz at Lincoln Center.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock