Topo

Wynton Marsalis e Lincoln Center Orchestra - programação (parte 1)

Combate Rock

16/06/2019 12h19

Do blog Mannish Blog

Wynton Marsalis (FOTO: DIVULGAÇÃO)

No dia 19 de junho, um encontro aberto traz Wynton Marsalis, que irá conversar com o público sobre o jazz e a relação entre questões estéticas e sociais. Participam também Todd Stoll, Vice-presidente do Departamento de Educação do Jazz at Lincoln Center, e Guga Stroeter, músico e produtor brasileiro. A atividade será no Sesc Consolação.

Os concertos serão divididos em repertórios distintos. Em Vozes Visionárias: Mestres do Jazz, a big band recebe os músicos brasileiros Ari Colares (percussão) e Nailor Proveta (saxofone e clarinete) para interpretar obras fundamentais de grandes compositores do jazz, incluindo o brasileiro Moacir Santos (1926-2006).

Tido como o patrono da Bossa Nova, Moacir é reconhecido por muitos como o grande responsável pela renovação da linguagem da harmonia da música popular brasileira nos anos 1950. Serão cinco apresentações entre os dias 20 e 25 de junho, distribuídas pelas unidades Campo Limpo e Itaquera, em espaço ao ar livre, e nos teatros do Sesc Guarulhos e Pinheiros – esse último recebendo dois concertos.

Já no concerto JLCO e Wynton Marsalis: Obras Originais, de 27 a 29 de junho, o grupo apresenta suas próprias composições em três dias consecutivos no teatro do Sesc Pinheiros, com a participação do bandolinista Hamilton de Holanda. As unidades Guarulhos e Pinheiros também recebem o Concerto Comentado: O que é Jazz?.

Neste, a JLCO vai desvendar as bases do jazz com foco na formação de plateias. Esse concerto acontecerá nos dias 26 e 29 de junho.

Um dos elementos fundamentais do jazz é a improvisação em grupo, sintetizada na jam session, momento de confraternização e construção coletiva informal, onde a fronteira entre palco e plateia se dilui e todos se tornam ao mesmo tempo protagonistas e ouvintes. No dia 23, o Sesc Pompeia será palco de uma jam session que vai reunir integrantes da JLCO, e músicos brasileiros convidados.

Grupo residente do Jazz at Lincoln Center desde 1988, a JLCO já passou por dezenas de países da Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Entre as diversas ações educativas que oferece nas turnês internacionais, traz a São Paulo workshops de trompete, trombone, saxofone, sessão rítmica, composição e arranjos.

Os integrantes da Orquestra irão compartilhar questões sobre técnica, interpretação e prática de conjunto. Com foco nos músicos de nível avançado, as atividades ocorrem durante dois dias consecutivos, sendo 21 e 22 no Vila Mariana, e 27 e 28 no Sesc Guarulhos.

Essa agenda de intercâmbio cultural acontece principalmente nas unidades onde há Centro de Música, casos do Sesc Guarulhos, do Vila Mariana e do Consolação. Os Centros de Música do Sesc São Paulo, para além do projeto de ensino coletivo de música no momento de sua criação, em 1978, hoje se consolida como um espaço de aprendizado, pesquisa e reflexão sobre a linguagem e as interligações possíveis com outras artes e com o cenário atual.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock