Topo

Dead Kennedys cancelam shows no Brasil e incineram a sua credibilidade

Combate Rock

26/04/2019 21h10

Marcelo Moreira

Os Dead Kennedys, em sua formação atual, protagonizaram uma das páginas mais nojentas e vergonhosas da história do rock. O cancelamento da turnê brasileira que ocorreria em breve é o encerramento de um episódio inacreditável que depõe contra o próprio rock e contra o Brasil.

Depois de quase uma semana de polêmica a respeito do do cartaz dos shows brasileiros, extremamente crítico ao governo absurdo de Jair Bolsonaro (PSL) e à condição sociopolítica do país, a banda decidiu não mais tocar na América do Sul.

É uma vergonha em todos os sentidos, para a banda, para os fãs e para os promotores do evento. Pelo histórico da banda e pelas músicas que lançaram desde 1980, é um vexame que a "repercussão" da arte aprovada para os shows tenha sido o estopim para que os Dead Kennedys ficassem com medo de tocar por aqui.

na nota oificial divulgada via redes sociais nesta sexta-feira, dia 26 de abril, o grupo sucumbe à reação positiva e negativa diante de um cartaz mais do que pertinente e direto e, amedrontada e acovardada, informa que a miniturnê está cancelada por conta da "preservação da segurança dos fãs e de todos os envolvidos no evento".

A desistência dos shows dos Dead Kennedys é provavelmente a segunda pior coisa que já acometeu o rock brasileiro, depois do vergonhoso fracasso do Metal Open Air, em 2012, no Maranhão.

É claro que os integrantes do grupo sofreram algum tipo de pressão de seres inomináveis de extrema-direita por conta do cartaz crítico ao abominável governo Bolsonaro e à abominável onda de direita conservadora que assola essa terra infeliz.

No entanto, ceder a essa pressão é jogar no lixo uma história de 40 anos de punk rock  de contestação e de protesto. É vergonhoso que um grupo de rock importante jogue no lixo uma história tão rica e relevante.

Já havíamos dito que a polêmica do cartaz não tinha sido boa para ninguém, da banda aos fãs, passando pela imprensa e pelos promotores. O resultado final, entretanto, incinerou qualquer resquício de credibilidade que tinha restado aos Dead Kennedys. Que nunca mais pisem na América do Sul, e que rapidamente entendam que não podem mais continuar existindo.

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock