Topo

No Grammy, Greta Van Fleet ganha prêmio de melhor álbum de rock

Combate Rock

12/02/2019 16h52

Do site Roque Reverso

Greta Van Fleet (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A jovem banda Greta Van Fleet fez bonito e conquistou seu primeiro reconhecimento via Grammy na premiação nos Estados Unidos que começou no domingo, 10 de fevereiro, e terminou na madrugada da segunda-feira, 11 de fevereiro (horário de Brasília). Indicado para quatro categorias, o grupo venceu o Grammy de Melhor Álbum de Rock.

A vitória do Greta Van Fleet aconteceu naquele esquema sem noção que só o Grammy consegue fazer, já que o álbum contemplado é um EP, "From the Fires", que foi lançado em novembro de 2017! Em pleno 2019, o que se esperava é que a banda concorresse com seu aguardado disco de estreia "Anthem of The Peaceful Army", que chegou aos fãs em outubro de 2018.

Nada surpreendente para uma premiação que já reconheceu um dia o progressivo Jethro Tull  na categoria de Melhor Performance de Hard Rock/Heavy Metal e deixou o Metallica a ver navios em pleno ano seguinte ao do lançamento do ótimo álbum "…And Justice For All", que tem o ultraclássico do metal "One" na lista de faixas.

Mas o rock anda tão desprestigiado ultimamente que o fã de estilo começa a ficar feliz simplesmente com a existência de algum reconhecimento. Desta vez, foi de uma banda que caiu no gosto da galera rock n' roll. E o Roque Reverso teve o prazer de ser um dos primeiros veículos brasileiros a divulgar o Greta Van Fleet ao público e o primeiro a publicar uma entrevista com o grupo no País.

Para conquistar o prêmio de Melhor Álbum de Rock, o Greta Van Fleet teve que derrotar o Alice in Chains ("Rainier Fog", o Fall Out Boy ("M A N I A"), o Ghost ("Prequelle") e o Weezer ("Pacific Daydream").

A banda perdeu nas demais categorias ligadas ao rock. No prêmio de Melhor Performance de Rock, o Greta Van Fleet concorreu com o hit "Highway Tune", mas o prêmio ficou com o saudoso Chris Cornell, com "When Bad Does Good". Disputaram ainda Arctic Monkeys, com "Four Out of Five", Fever 333, "com "Made an America" e o Halestorm, com "Uncomfortable".

Na categoria Melhor Música de Rock, o Greta Van Fleet, concorreu com "Black Smoke Rising", mas perdeu para a cantora St. Vincent, com "Masseducation". Também concorreram o Bring Me the Horizon, com "MANTRA", o Ghost, com "Rats", e o Twenty One Pilots, com "Jumpsuit".

Numa categoria mais ampla, que não envolvia apenas nomes do rock, o Greta também concorreu na categoria Artista Revelação, mas perdeu para a cantora Dua Lipa. Concorriam também Luke Combs, Chloe X Halle, H.E.R., Margo Price, Bebe Rexha e Jorja Smith.

Na tradicional categoria de Melhor Performance de Metal, o vencedor foi o grupo High on Fire, com "Electric Messiah". Também concorreram o Between the Buried and Me, com "Condemned to the Gallows", o Deafheaven, com "Honeycomb", o Trivium, com "Betrayer", e o Underoath, com "On My Teeth".

Em mais uma categoria ligada ao rock, o Guns N' Roses não conseguiu levar o prêmio de Melhor Box ou Edição Limitada Especial. A banda concorria com o box set "Appetite For Destruction – Locked 'N Loaded", lançado na metade de 2018. O prêmio ficou com "Weird Al" Yankovic, pelo material "Squeeze Box: The Complete Works Of 'Weird Al' Yankovic". Também concorriam The Decemberists, com "I'll Be Your Girl", o Grateful Dead, com "Pacific Northwest '73-74′: The Complete Recordings", e Johnny Nicholas, com "Too Many Bad Habits".

Entre as apresentações, o rock esteve presente com o Red Hot Chilli Peppers, que acompanhou o cantor Post Malone.

A despeito do pouco espaço que o Grammy tem dado ao rock, valeu a pena assistir as performances de Lady Gaga, que consegue ser mais rock n' roll do que muito músico ou grupo do estilo, além da homenagem feita aos 60 anos da Motown.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock