Por enquanto, Greta Van Fleet não escapa da pecha de cópia do Led Zeppelin
Marcelo Moreira
Cópia descarada ou uma grande homenagem, que evidencia uma influência explícita? Não faz diferença, porque a sentença à banda americana Greta Van Fleet já foi dada.
Curiosamente, é mais uma das milhares de bandas atuais que surfam na onda retrô dos anos 70, misturando rock pesado, melodias agradáveis e sonoridade vintage ao extremo. Só que chamou a atenção por conta da juventude do quarteto (nenhum dos integrantes passa dos 20 anos) e pela similaridade absoluta com a música do Led Zeppelin.
Sim, a molecada que começou fazendo versões de soul music e rhythm and blues dos anos 60 e 70 expandiu os horizontes e decidiu mergulhar no hard rock setentista. A questão é que beberam demais em uma única fonte e não dá para negar: é sim uma cópia escancarada do Led Zeppelin.
Do timbre de guitarras à voz do vocalista, tudo remete à banda de Jimmy Page. O cantor Robert Plant, em recente entrevista a uma emissora de rádio inglesa, não escondeu o espanto com a similaridade entre as bandas, mas foi elegante e elogiou o trabalho do quarteto norte-americano.
Cópia ou grande similaridade, o fato é que, ao menos até o momento, não se justifica toda a celeuma e "festa" em torno do Greta Van Fleet. E o motivo é justamente a enorme similaridade entre as músicas autorais da banda nova com os grandes hits da banda inglesa veterana.
Resumindo: Greta Van Fleet não apresenta nada demais, ao menos por enquanto. Aliás, entre os imitadores do Led Zeppelin deste século, está bem atrás dos norte-irlandeses do The Answer, que tem 15 anos de estrada e já começa a descolar o seu som do Led Zeppelin. Na verdade, The Answer é muito, mas muito melhor do que Greta Van Fleet.
Ao vivo, os meninos norte-americanos mandam muito bem, como demonstraram na edição do Lollapalooza deste ano. Em um set rápido, com menos de uma hora, fizeram rock da melhor qualidade e um show bem agradável, pesado e movimentado. Entretanto, não foi nesta vez que conseguiram descolar a pecha de imitadores do Led Zeppelin.
É cedo para afirmar que o grupo tem condições de se tornar um dos grandes nomes do rock. Há um evidente potencial e os músicos são bons, mas será que o vocalista Josh Kiszka terá condições de escapar das "acusações" de imitador de Robert Plant?
Sobre os Autores
Sobre o Blog
Contato: contato@combaterock.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.