Topo

Al Di Meola é a estrela em festival de blues em São Paulo

Combate Rock

28/07/2018 06h27

Marcelo Moreira

Al Di Meola (FOTO: BEN WOLF/DIVULGAÇÃO)

O instrumentista Al Di Meola espantou os brasileiros quando, lá em 1980, decidiu fazer uma série de concertos reunindo outros dois magos do violão e da guitarra. Ao tocar uma composição de um brasileiro, virou um queridinho por aqui.

Foi uma verdadeira celebração da música quando ele se juntou ao inglês John McLaughlin (Mahavishnu Orchestra) e ao espanhol Paco de Lucía para tocar diversos temas populares e eruditos – entre eles "Frevo Rasgado", de Egberto Gismonti, uma das canções registradas no álbum ao vivo "Friday Night in San Fracisco", de 1981, um ao vivo com um dos show da turnê.

O norte-americano Di Meola aumentou seu prestígio internacional e se tornou referência como violonista e guitarrista não só entre o público, mas também nas mais importantes escolas de música dos Estados Unidos.

A versatilidade deste músico incomparável poderá ser vista em São Paulo, de graça, neste sábado, no Parque Villa-Lobos. Al Di Meola é a principal atração do 4º Festival BB Seguros de Jazz e Blues, um evento fantástico que se tornou obrigatório em várias capitais brasileiras.

As outras atrações deste ano são o cantor norte-americano Lil' Jimmy Reed, o guitarrista baiano Pepeu Gomes, o saxofnosta Leo Ganderman, O Bando, Ladies Blues Band e BB Seguros Jazz Band's.

Desde 2015, em sua edição inaugural, o Festival BB Seguros de Blues e Jazz apresentou grandes nomes, como Stanley Jordan, Hermeto Pascoal, Nuno Mindelis, Louis Walker, Wallace Roney Quintet, Blues Etílicos, Hamilton de Holanda, Maria Gadú, Steve Guyger, Marco Lobo Quinteto, David Liebman, Toninho Horta, entre outros.

Al Di Meola traz ao Brasil   show da sua turnê acústica "Opus", baseado em álbum homônimo lançado em fevereiro deste ano.

Em recente declaração para portal de sua gravadora, ele comentou que o mais recente trabalho é um passo importante na sua carreira. "Com 'Opus', eu queria valorizar mais o meu lado compositor, porque eu acredito que faz parte de uma evolução do meu trabalho como guitarrista/compositor para compositor/guitarrista. Pela primeira vez na minha vida, eu estava plenamente feliz ao compor. Eu tenho um relacionamento maravilhoso com a minha esposa, tenho uma filhinha pequena, uma família maravilhosa que me inspira todos os dias. Eu acredito que isso passa para a música."

O show acústico terá releituras das obras de Astor Piazzolla, Lennon e McCartney, além do repertório do novo álbum. O norte-americano se apresenta com seu trio, acompanhado pelo o italiano Fausto Beccalossi ao acordeon e o cubano Kemuel Roig ao piano.

A outra atração internacional é um mestre do blues acústico. Prestes a completar 80 anos de idade, Lil' Jimmy Reed é um dos últimos remanescentes da época de ouro do blues, ao lado de Buddy Guy.

Carismático, é um estilista da guitarra semiacústica e um bom gaitista carismática. Nascido no final da década de 1930, em uma cabana de armas de fogo em Hardwood,uma pequena cidade de plantações de algodão e serrarias na região do Mississippi, aprendeu cedo a tocar violão e esculpiu uma maneira surpreendente de tocar, mantendo a tradição do blues acústico, mas sempre acrescentando algo diferente.

Aos seis anos tinha sua própria guitarra, feita de uma caixa de charutos, e quando adolescente, já exibia total habilidade com o violão e a harmônica, tocando nos clubes locais ao redor da cidade de Baton Rouge,a Louisiana. Quando substituiu por uma noite a estrela do blues Jimmy Reed, deram-lhe o apelido de Lil 'Jimmy Reed e começou assim o seu longo caminho com o Blues.

Depois de anos tocando pequenos clubes e tabernas, Lil 'Jimmy foi servir seu país nas forças armadas. Desde que retornou à vida civil, sua carreira brilhou. Ele dividiu o palco com B. B. King e Bobby "Blue" Bland em grandes festivais no Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Suíça. Em 2016 ele colocou a Itália e a Espanha em sua rota.

Programação e horários dos show em São Paulo

Al Di Meola, Lil' Jimmy Reed, Pepeu Gomes, Leo Ganderman, O Bando, Ladies Blues Band e BB Seguros Jazz Band's
11h00 – BB Seguros Jazz Band
12h00 – Ladies Instrumental Band
13h00 – O Blues de Jimi Hendrix com o Bando
14h00 – Leo Gandelman no show "Yellow Sax Marine", com Julio Bittencourt Trio
15h00 – Lil Jimmy Reed
16h00 – Pepeu Gomes em show instrumental
18h00 – Al Di Meola no show acústico Opus

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock