Topo

Shinigami investe nas novidades do classic rock

Combate Rock

23/04/2018 06h54

Marcelo Moreira

O Deep Purple é o prato principal, mas a onda de lançamentos de classic rock da Shinigami Records tem outras coisas muito interessantes no catálogo de 2018.

Os mais recentes trabalhos dos japoneses do Loudness e do Foreigner encabeçam a lista, sendo duas bandas que já se aproximam ou chegaram aos 40 anos de carreira.

O Loudness surgiu de forma fulminante no começo dos anos 80 e chamou muito a atenção nos Estados Unidos com seu som pesado baseado no heavy metal inglês. Em seguida, começou a adicionar elementos pinçados dos alemães Scorpions e Accept até cair na armadilha de emular o hard rock californiano no fim daquela década.

Foram muitas idas e vindas, com mudanças de direção e de integrantes até que optasse por fazer um heavy metal mais moderno, quase thrash, absorvendo elementos do metalcore.

"Rise to Glory" não é um primor de originalidade, mas é heavy metal bem feito e com boas ideias, principalmente vindas do excelente guitarrista Akira Takasaki. A versão brasileira traz um CD bônus com regravações dos clássicos da banda.

O Foreigner, um dos principais nomes do chamado AOR (na definição original, álbum orientado para o rock), reaparece após um tempo de hiato com um álbum ao vivo, mas diferente.

A banda aqui está acompanhada pela 21st Century Orchestra & Chorus e executou em dois dias seus principais clássicos com arranjos eruditos. Tudo foi gravado na cidade de Lucerna, na Suíça, em maio de 2017.

Para quem já perdia as esperanças de adquirir a versão nacional do primeiro trabalho de Phil Campbell, ex-guitarrista do Motorhead, a Shinigami resolveu o problema. A versão nacional de "The Age of Absurdity", trabalho de Phil Campbell & The Bastards Sons já está nas lojas.

Ao lado de seus três filhos, o bom guitarrista galês tentou atirar para todos os lados e criou um álbum interessante, que vai do heavy metal ao blues – aliás, "Dark Days", blues pesado na melhor tradição do Motorhead, é a melhor faixa do disco.

Uma banda que já virou classic rock é Corrosion of Conformity, que acaba de lançar "No Cross No Crown". Com mais de 20 anos de estrada, o grupo tem a volta do vocalista e guitarrista Pepper Keenan, que deixou o som mais pesado e intenso, apsar da produção intencionalmente mais suja deixar alguns temas um pouco mais abafados.

E para quem se acostumou com o hard rock/stoner da banda internacional Blues Pills, que já lançou dois álbuns, eis que agora chega ao Brasil "Lady in Gold – Live in Paris", o primeiro CD ao vivo.

O que era ótimo no estúdio ficou excelente ao vivo, com a cantora sueca Erin Larsson esbanjando feeling e categoria.

Para os próximos meses, a Shinigami promete outros três lançamentos no metal: os novos CDs de Ministry ("Amerikkkant"), Machine Head ("Catharsis", provavelmente em versão com CD bônus) e o novo projeto do guitarrista Michael Schenker, Michael Schenker Fest.

Com uma ideia ousada e dispendiosa, o músico alemão resolveu juntar a sua banda atual, o Michael Schenker's Temle of Rock, com todos os vocalistas que já o acompanharam em suas encarnações solo – Gary Barden, Graham Bonnet, Robin McAuley e Doogie White.

"Resurrection" é uma reunião de amigos para celebrar a vida, e o nome do álbum faz alusão a isso. São canções inéditas e autorais, que revelam certo cansaço da galera convocada, mas está longe de ser algo "chutado", feito para cumprir tabela.

O projeto surgiu depois que Schenker resolveu fazer uma festa para comemorar os seus 45 anos de carreira, e deu tão certo que a galera decidiu se juntar para um álbum inteiro de inéditas de versões. Para quem gosta de classic rock, é altamente recomendável.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock