Topo

Richie Ramone é confirmado como atração do Abril Pro Rock

Combate Rock

01/02/2018 07h00

Marcelo Moreira

Richie Ramone (FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK)

O último Ramone finalmente vem ao Brasil. O menos conhecido integrante do grupo mais famoso do punk mundial, Richie Ramone, foi confirmado como uma das atrações do Abril Pro Rock, que ocorrem em abril deste ano.

Antes mesmo das mortes de todos os integrantes da formação original, ex-membros que entraram depois na banda se acostumaram a tocar várias vezes por ano no Brasil.

O baterista Marky Ramone é o mais assíduo, contando até com uma "banda" fixa por aqui, de tão grande é a amizade que fez com vários músicos.

O baixista CJ Ramone também é frequentador com regularidade dos palcos brasileiros mas faz questão de sempre trazer a sua banda, com a qual já gravou vários álbuns.

Faltava Richie, que substituiu Marky nos Ramones entre 1983 e 1987 e gravou três álbuns com o grupo. Discreto dentro e fora do palco, nunca teve destaque nem mesmo nas biografias do grupo. Após desentendimentos com Johnny Ramone,  o guitarrista e chefão do grupo, saiu para facilitar o retorno de Marky Ramone.

Fenômeno mundial

Uma banda que só existia no palco. Como isso foi possível por 22 anos? Os Ramones desafiaram qualquer lógica na música contemporânea. Sujos, mas nem tão malvados, e rudimentares ao extremo, conseguiram se tornar uma marca fortíssima dentro do rock que poucas bandas alcançaram.

Há 40 anos o quarteto entrava no estúdio para usar poucas horas, gastando meros US$ 6 mil, para inaugurar, em termos fonográficos, o movimento punk e revolucionar a história da música.

Seu primeiro LP, "Ramones", foi gravado em fevereiro de 1976 e lançado dois meses depois. Tinha 14 músicas rápidas e curtas — a duração do álbum é de pouco mais de 29 minutos.

Ramones não é só sinônimo de um estilo, o punk norte-americano, mas também a marca de um estilo de vida – retrô, conservador, saudosista, mas ao mesmo tempo visceral e intenso, com uma urgência que os próprios músicos demonstraram em vida.

Foram 22 anos de pauleira e som, de primeira, o tempo necessário para causar e ir embora – os três principais integrantes, Joey Ramone, Johnny Ramone e Dee Dee Ramone morreram jovens, ao redor dos 50 anos de idade.

Os improváveis Ramones subverteram a ordem natural das coisas: não era necessário ser um virtuose ancorado por um produtor de nome e dinheiro farto para agradar uma parcela do público cansada de plasticidade e artificialismo que começava a dominar o pop rock da época, em 1974, ano em que o quarteto tomou forma.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock