Topo

Premiações do rock no Grammy têm Foo Fighters e Mastodon como vencedores

Combate Rock

29/01/2018 17h00

Do site Roque Reverso

A premiação de 2018 do Grammy dos artistas ligados ao rock contou com uma distribuição bastante espalhada, sem a concentração vista em 2017, quando, merecidamente, David Bowie levou de maneira póstuma a maioria das estatuetas. Em 2018, no evento realizado neste domingo, 28 de janeiro, em Nova York, Foo Fighters, Mastodon, Leonard Cohen, The War On Drugs e a banda The National foram os grandes vencedores ligados ao estilo.

O Foo Fighters venceu na categoria Melhor Música de Rock, com "Run", que ficou conhecida em 2017 pelo ótimo clipe dirigido pelo próprio vocalista Dave Grohl.

A banda derrotou, por exemplo, o Metallica, que concorria com a faixa "Atlas, Rise!".

O Mastodon venceu na categoria Melhor Performance de Metal, com "Sultan's Curse", derrotando, por exemplo, o Body Count com "Black Hoodie"e o Meshuggah, com "Clockworks".

O saudoso Leonard Cohen venceu na categoria Melhor Performance de Rock, derrotando, por exemplo, o Foo Fighters, com "Run", e outro artista falecido, Chris Cornell, com "The Promise".

O The War On Drugs venceu na categoria Melhor Álbum de Rock, derrotando, por exemplo, nada menos que o Metallica, com "Hardwired…To Self-Destruct", o Queens of The Stone Age, com "Villains", e o Mastodon, com "Emperor Of Sand".

O grupo The Nationa venceu na categoria Melhor Álbum de Música Alternativa, derrotando nomes de destaque, como o Arcade Fire, com "Everything Now", o Gorillaz, com "Humanz", e o LCD Soundsystem, com "American Dream".

Este último, por sinal, venceu na categoria Melhor Gravação de Dance, com "Tonight". Na categoria Melhor Álbum de Dance/Eletrônico, o respeitadíssimo Kraftwerk levou a estatueta.

A cerimônia de 2018 do Grammy contou, para variar, com polêmica ligada ao rock, já que o grupo Avenged Sevenfold decidiu não comparecer ao evento, mesmo disputando com o Foo Fighters na categoria Melhor Música de Rock.

A banda ficou indignada porque a premiação desta categoria sequer seria televisionada, mostrando que o rock, cada vez mais, vai perdendo o espaço para todos os outros gêneros no Grammy.

Entre as apresentações de 2018, por exemplo, Sting e U2 foram os poucos ligados ao estilo, enquanto o rap e o r&b, para variar, dominaram os shows.

Desde que o Jethro Tull venceu o Metallica na década de 80 na categoria de Melhor Performance de Metal (???), o Grammy caiu bastante no conceito dos roqueiros, virando muitas vezes motivo de piada. Isso sem contar algumas marmeladas clássicas que o público está cansado de ver por parte da indústria fonográfica.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock