Topo

Morre Chuck Mosley, primeiro vocalista do Faith No More

Combate Rock

12/11/2017 08h44

Flavio Leonel – do site Roque Reverso

Chuck Mosley (FOTO: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK)

Mais uma perda importante para o rock em 2017. Na quinta-feira, 9 de novembro, foi a vez de Chuck Mosley partir. O ex-vocalista do Faith No More morreu nos Estados Unidos aos 57 anos.

Em comunicado oficial, a família do músico informou que sua morte foi causada por "razões ligadas ao vício".

"Após um longo período de sobriedade, Charles Henry Mosley III perdeu a vida em 9 de novembro de 2017 para uma doença chamada vício", escreveram os familiares.

O Faith No More também lamentou demais a perda do vocalista, que, mesmo estando fora da banda desde o fim da década de 80, mantinha um bom relacionamento com os integrantes. "Nós éramos uma família, uma família estranha e disfuncional, e ficaremos eternamente gratos pelo tempo que compartilhamos com Chuck", destacou a banda, lembrando da importância do ex-vocalista para a definição do estilo musical do grupo.

"Estamos compartilhando a informação sobre como ele morreu na esperança de que isso sirva como um alerta, ou um chamado, ou de guia para outras pessoas que estejam nessa luta em busca da sobriedade", destacaram os familiares no comunicado compartilhado nas redes na sexta-feira, dia 10.

Mosley entrou no FNM em 1983. Esteve nos dois primeiros álbuns da banda: "We Care a Lot", de 1985, e "Introduce Yourself", de 1987.

Em 1988, ele saiu da banda e foi substituído por Mike Patton. Pouco depois, no início dos Anos 90, enquanto Mosley tentava a carreira em passagens rápidas por outros grupos ou em sua carreira solo, o Faith No More estourava mundialmente com Patton.

Apesar da inegável importância de Patton para o FNM e para toda a música como um dos maiores frontmen do rock, Mosley tem participação fundamental na banda. Isso ocorre especialmente na definição do estilo que depois ficou conhecido como funk metal e que fez o grupo ser conhecido como um conjunto inovador na época, que também tinha o Red Hot Chili Peppers como expoente.

Uma das lembranças mais marcantes do FNM com Mosley é o clipe da música "We Care a Lot". Outra gravação que qualquer fã da banda não deixa de lembrar é a da faixa "The Crab Song", que é uma das melhores da carreira do Faith no More.

Em 2016, os músicos do FNM fizeram shows com Mosley para relembrar o disco "We Care a Lot". No comunicado divulgado após a morte do ex-vocalista, a banda, por sinal, agradeceu por ainda ter vivido tal momento com o amigo.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock