Topo

O metal e Pabllo Vittar contra o preconceito e a homofobia

Combate Rock

13/09/2017 07h00

Marcelo Moreira

Ouvindo emissoras de rádio populares e programas de TV ruins na atualidade tem-se a impressão de que nunca se produziu tanta porcaria na música pop atual, tanto no Brasil quanto no exterior.

Pode ser mera impressão, mas é inacreditável como a música péssima prolifera com rapidez, indo da inacreditável Anitta e do péssimo Liniker a coisas ainda piores como Lorde, Lady Gaga, Katy Perry e a infindável série de lixos que o chamado rhythm & blues atual dos Estados Unidos produz.

Um cantor incensado pela comunidade LGBT e que caiu nas graças de parte expressiva do público que se contenta com pouco chama-se Pabllo Vittar. Sua música é tão ruim quanto a dos outros artistas citados.

Por que me dou ao trabalho de perder tempo com esse tipo de artista? Porque, infelizmente, ele simboliza algo que todos nós devemos combater: ele é vítima de intolerância racial e homofobia, e por isso precisa ser defendido.

O assunto é importante porque surge em uma semana em que uma exposição de artistas plásticas foi cancelada em Porto Alegre por um grupos de lixos humanos identificados com o fascismo e com o conservadorismo mais nojento que existe – com o apoio explícito da excrescência chamada MBL (Movimento Brasil Livre).

O blogueiro Julio Feriato, em seu Heavy Nation/UOL, publicou dias atrás uma notícia exclusiva onde uma banda brasileira de heavy metal estaria prestes a fazer um convite para Pabllo Vittar cante em seu próximo CD e, possivelmente, em um videoclipe.

Feriato não deu o nome da banda, e a nota que publicou é bem curta. No entanto, foi o suficiente para que o assunto ganhasse proporções grandes e que, infelizmente, a música ficasse em segundo o plano.

Houve um tempo em que o gueto do heavy metal se achava "diferenciado" – os apreciadores do estilo se julgavam mais bem informados, mais qualificados, com mais bom gosto e até mesmo inteligentes, coisas que as pessoas realmente inteligentes nunca levaram a sério.

Entretanto, o nível de parcela expressiva dos que se dignaram a fazer comentários a respeitos em muitos ambientes da internet é baixíssimo, jogando quase tudo e todos na vala comum da lama.

Q qualidade musical de Vittar pouco importou. Sobraram comentários ofensivos e preconceituosos, do naipe de "heresia", "nojento", "asqueroso", "não dá para misturar esse tipo de gente", "banda vendida" e outras coisas bem escrotas.

Muitos ignoram as constantes colaborações que bandas como Angra, Sepultura e outras fizeram com artistas tidos como estranhos ao mundo do rock e do metal – bem mesmo o excelente cantor lírico Édson Cordeiro, nos anos 80, sofreu tantos ataques ao se bandear para o rock e a música pop.

Vivemos tempos sombrios e perigosos, onde a intolerância e o autoritarismo de parte da sociedade ganham corpo e ameaçam a democracia. É gentalha que gosta de ditadura militar e de policiais batendo em manifestantes e matando indiscriminadamente.

Quem venha a parceria entre Pabllo Vittar e a banda de metal para combater o preconceito, a intolerância e a homofobia.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock