Topo

Prophets of Rage critica racismo e extremismo em clipe de ‘Radical Eyes'

Combate Rock

06/09/2017 17h00

Do site Roque Reverso

Tom Morello (FOTO: MIDIORAMA/DIVULGAÇÃO)

Em mais uma amostra que está completamente antenado com os problemas sociais e políticos do planeta, o Prophets of Rage voltou a caprichar em um clipe. Desta vez, o vídeo escolhido é o da música "Radical Eyes", mais uma que pertence ao primeiro álbum de estúdio do supergrupo com data de lançamento prevista para setembro.

No clipe, que contou com direção e edição de D.J. Sing, a banda traz sua mensagem contra o racismo e o extremismo tão presente no cenário norte-americano e mundial.

Na sequência de imagens, aparecem desde fotos do passado com figuras pró e contra a segregação, como Adolf Hitler, a Ku Klux Klan e Martin Luther King, até imagens mais recentes, como as de Osama bin Laden, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May.

Há também diversas imagens de manifestações populares contra e a favor do racismo, como as diversas que foram vistas nos Estados Unidos no Século XX e as mais recentes, como o confronto entre "supremacistas brancos" e gente com o cérebro normal visto na cidade norte-americana de Charlottesville.

O clipe, que foi lançado no fim de agosto, chegou a ser retirado do YouTube por causa, segundo a banda, de denúncias justamente de grupos radicais que são contra as mensagens anti-racismo.

Também chamado "Prophets of Rage", o álbum de estreia do supergrupo será lançado no dia 15 de setembro, pelo selo Fantasy Records.

O clipe de "Radical Eyes" é o terceiro com música ligada ao disco novo. O primeiro havia sido o da música "Unfuck The World", que contou com direção do respeitado documentarista e escritor Michael Moore. O segundo foi o da faixa "Living On The 110", que trazia uma crítica à pobreza e à fome.

Para quem ainda não sabe, o supergrupo é formado por membros do Rage Against The Machine, do Public Enemy e do Cypress Hill. Do lado do RATM, estão presentes três integrantes: o baixista Tim Commerford, o guitarrista Tom Morello e o baterista Brad Wilk). Pelo Public Enemy, há o DJ Lord e o rapper Chuck D.  O rapper B-Real é o representante do Cypress Hill.

A banda passou recentemente pelo Brasil e tocou em maio no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde fez duas apresentações, uma no Audio Club e outra no Maximus Festival, realizado no Autódromo de Interlagos.

No grande show feito no festival de rock pesado, que contou com cobertura do Roque Reverso, o grupo já havia adiantado que o disco novo sairia em setembro, mas não havia informado a data exata.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock