Topo

Notas roqueiras: Higher, Toxic Novel...

Combate Rock

13/08/2017 19h26

Higher (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– A banda paulista de metal Higher continua trabalhando na pré-produção do seu segundo disco de estúdio. De acordo com o grupo, o álbum já tem título definido – embora os músicos decidam mantê-lo em segredo por enquanto –  e um tema central conectará todas as faixas do trabalho. Mais da metade do álbum já está composta e boa parte do material já foi gravado.  Em meio às gravações do novo álbum, o grupo que é formado por Cezar Girardi (vocal), Gustavo Scaranelo (guitarra), Will Costa (baixo) e Pedro Rezende (bateria), disponibilizou em vídeo uma versão para "Under Fire", música da banda alemã Heaven's Gate. Mesmo sem ser um nome expressivo nos dias de hoje, o Heaven's Gate marcou época durante o grande boom do metal melódico nos anos 90. Para assistir o vídeo, acesse: https://youtu.be/IiCPQS-03F4. O vídeo de "Under Fire" faz parte de uma série de jam sessions que o Higher gravou no Estúdio Fusão em São Paulo sob produção de Thiago Bianchi e Juninho Carelli. Outros vídeos dessa mesma série serão divulgados em breve.

– A banda andreense de hard rock Toxic Novel, que faz parte do coletivo Rock ABC e é formada atualmente por Antonio  Dégas (vocal), Danillo Nocera (guitarra solo e backing vocals), Céssu Gomes (guitarra e backing vocals), Rafael Eid (baixo e backing vocals) e Rod Selmo (bateria e backing vocals), acaba de lançar "Medication", seu novo single e clipe. O vídeo, que conta com a presença do baterista convidado Alexi Souza (Inluzt), já que Rod Selmo ainda não tinha sido oficializado, foi produzido pela Slide Films, empresa localizada no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo. A locação foi sugerida pelo diretor Victor Steluto e fica no bairro Riacho Grande, onde funcionou o antigo Jockey Clube do município. Tudo em casa, na região do ABC Paulista. As ruínas e grafites das construções, junto a represa Billings e a vegetação da Mata Atlântica, constituíram o cenário do clipe. Segundo Danillo Nocera, "Medication" foi escolhida para o videoclipe por retratar uma evolução musical e lírica da banda. "A faixa é rica em harmonia, tem melodias mais fortes e influências mais modernas", afirma o guitarrista, que compara o amadurecimento da letra de "Medication" com a de "Sexy Girl", primeira música da Toxic Novel, lançada no EP de 2014. O vocalista Antonio Dégas conta que compôs a letra como forma de explicar que, no mundo, não existe uma verdade sólida. "Pessoas que se apoiam em verdades únicas, em coisas que elas acham que são indestrutíveis, estão se apoiando em ilusão, porque não existe nada tão sólido e singular assim." Segundo Dégas, o refrão diz que o mundo se colide porque as pessoas estão presas em suas verdades supostamente únicas, incontestáveis e concretas e acabam brigando com unhas e dentes em defesa destas. O único jeito de superar esse conflito é o amor; ou seja, a aceitação do outro como legítimo outro; e a paz como forma de preservação alheia e de autopreservação. Bem diferente do simples desejo por uma garota sexy, como é o caso da letra de Sexy Girl. O single contou também com produção do experiente Henrique Baboom (King Bird, Richie Kotzen, StormSons, Sioux 66, SOTO, The Mission, Salário Mínimo), que tem forte ligação com o hard rock. "Baboom, além de grande músico, é um ótimo produtor, e nos acrescentou muito, tanto na parte técnica quanto na adequação da proposta do nosso som", constata Nocera.
"Medication" está disponível no YouTube, Spotify, na página da banda no Facebook e outras plataformas streaming. Para ver o clipe, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=lXX7J15rfxo

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock