Topo

Notas roqueiras: Dorsal Atlântica, Clearview, Profecia do Caos, Articulado, DZK, Subviventes...

Combate Rock

28/07/2017 12h00

Dorsal Atlântica (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– A Dorsal Atlântica está trabalhando em seu novo álbum, intitulado "Canudos". As gravações tiveram início em junho no estúdio Superfuzz na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Musicalmente, "Canudos" parte do movimento Armorial de Ariano Suassuna e dos Afro-Sambas de Baden e Vinícius, a fim de desenvolver um novo estilo musical que funde Hardcore, Metal, Candomblé, Baião, Maracatu, Cantiga de Roda, Música Erudita e Fusion. Para este trabalho, Carlos Lopes grava com uma nova guitarra desenhada por ele mesmo com afinação alternativa. "Canudos é libertário, orgânico, rítmico, reflexivo, raivoso e refinado", declarou a banda. A campanha para financiamento de "Canudos" não chegou ao final, apesar de o disco já estar sendo gravado. O apoiador da campanha terá o seu nome impresso no encarte e receberá o CD em primeira mão. Para participar, acesse https://www.catarse.me/dorsal_canudos.

-A banda Clearview acaba de divulgar o videoclipe de "Dirty Streets", faixa do novo álbum "Absolute Madness". Atualmente formado por Rick Pellario (vocal), Caio Turim (guitarra), Felipe Gila (guitarra), Thiago Dantas (baixo) e Henrique Pucci (bateria), a banda Clearview gravou o novo disco com o produtor musical Nick Jett, que chegou no resultado final de "Absolute Madness" com maestria. Confira o videoclipe de "Dirty Streets": https://youtu.be/-BDX4Xm2_vE. Influenciados por Cro‐Mags, Warzone, Madball, Suicidal Tendencies, Anthrax, Youth of Today, Biohazard, Sepultura, SSD e DRI, o Clearview foi formado em 2002, como projeto paralelo de integrantes de bandas do circuito underground em São Paulo mas já rodaram o mundo honrando o nome do hardcore paulistano.

– Após o lançamento oficial do primeiro álbum da carreira, a banda Profecia do Caos libera mais uma faixa para audição em seu canal oficial do YouTube, a música "Nostradamus" faz parte do disco "Pregação da Maldição". Veja em https://www.youtube.com/watch?v=HvKVb9eCyV0. O disco vem recebendo críticas positivas da imprensa nacional, o mesmo se encontra para venda com entrega em todo o país, para obter uma cópia basta entrar em contato com a banda pela página oficial do grupo no Facebook. A música "Nostradamus" foi inspirada na carta que o rei da frança, Henrique II, recebeu alertando sobre os males que recairiam sobre o país, segundo as profecias de Nostradamus.

– Sábado a vila de Paranapiacaba (que pertence a Santo André) terá o penúltimo dia do "XVII Festival de Inverno" (que começou no dia 22/07 e se encerrará no dia 30/07), com uma tarde dedicada ao bom e velho Rock'n'Roll. Entre as bandas que se apresentarão no "Espaço Rock", estão nomes do ABC, como Statues On Fire, Rhino, DZK e Subviventes. O quarteto Articulado estará fazendo uma "intervenção extra" às 19h (hora que se encerra o palco do "Espaço Rock"), no melhor estilo "do it yourself" – já que estarão montando o equipamento em algum canto próximo onde estará o público do rock, e mostrarão seu som (assim como a banda Der Baum). Embora a banda se apresente fora da programação oficial, o show foi autorizado pela Secretária de Cultura & Lazer da Prefeitura Municipal de Santo André. Atualmente o Articulado está trabalhando nas composições de seu novo álbum, com previsão de lançamento para o segundo semestre. Formado em 2011 na região do ABC paulista, o Articulado possui dois EP's ("Regaste"/2011 e "Labirinto"/2014).  A banda coleciona participações em festivais em São Paulo e no ABC, como Grito Rock ABC, Grito Alternativo, Juntomix, Roquefort, Thrash Attack, Cena Andreense. Além de shows ao lado de bandas como Tifú, Preto WO, Brothers of Brazil, Thihuana, Golpe de Estado, Glória, Paura, Worst, Krisiun, Ratos de Porão, Project 46 e Dead Fish. Entre as produções já realizadas pelo Articulado, destaca-se o single "Obrigação", gravado no renomado estúdio Family Mob, com produção de André KBelo (DLC) e Jean Dollabella (Ego Kill Talent, Ex-Udora e Ex-Sepultura), parte do projeto da "Converse Rubber Tracks Brasil".

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock