Topo

In-Edit Brasil destaca os principais documentários sobre punk rock

Combate Rock

15/06/2017 10h14

Marcelo Moreira

O que é punk? O escritor Antonio Bivar respondeu isso em obra homônima importante no comecinho dos anos 80 no Brasil e agora, 40 anos depois do surgimento do furacão que varreu a música pop, um festival de documentários musicais está pronto para responder de novo à questão.

O In-Edit Brasil (Festival Internacional de Documentários Musicais), que começou em 13 de junho e vai até 25 de junho em São Paulo, já está definitivamente instalado no circuito cultural do Brasil, ganhando lugar de destaque entre as atrações anuais imperdíveis não só para quem gosta de música.

"Sepultura Endurance", de Otavio Juliano, é o grande destaque individual entre os brasileiros, mas a atração mais robusta da edição 2017 é dedicada ao punk rock com uma série de fitas importantes que dão um ótimo panorama do que foi o movimento punk em termos estéticos e musicais.

A "Mostra 40 Anos de Punk" traz uma seleção de 10 filmes nacionais e internacionais, como "Garotos do Subúrbio", de Fernando Meirelles (1983), "Botinada", de Gastão Moreira (2006), "Hated: GG Allin & the Murder Junkies", de Todd Phillips (1993), "João Brandão Adere ao Punk, Rude Boy", de  Jack Hazan e David Mingay (1980,) "Rough Cut and Ready Dubbed", de Hasan Shah e Dom Shaw (1982), "The Decline Of Western Civilization", de Penelope Spheeris (1981),  "Zivan Makes a Punk Festival", de Ognjen Glavonic (2014), além de um debate e show especial.

Como atração especial o In-Edit convidou a vir a São Paulo o diretor, músico e DJ Don Letts, um dos maiores nomes da cena punk mundial, que registrou em seus documentários a ascensão do movimento no final dos anos 70 e influenciou diversos nomes de peso com suas discotecagens de reggae e dub no famoso Roxy.

Ele volta ao Brasil para apresentar seu documentário inédito, "Two Sevens Clash (Dread Meets Punk Rockers)", no dia 15 de junho, às 19h15, no CineSESC.

Outra obra sua, "Punk: Attitude", de 2005, mostra imagens raríssimas da época com entrevistas de nomes como Henry Rollins (Black Flag), Brendan Mullen (The Masque Club Owner), Chrissie Hynde (The Pretenders) e shows de New York Dolls, MC5, The Stooges, The Clash, Sex Pistols, Ramones, entre outros.

Confira mais informações em www.in-edit-brasil.com.br.

Serviço:

In-Edit Brasil, 9º Festival Internacional do Documentário Musical

13 a 25 de junho em sp

Locais:

CineSESC

Cine Olido

Circuito Spcine Lima Barreto (Centro Cultural São Paulo), 

Circuito Spcine Olido, 

Cine Matilha,

Museu da Imagem e do Som

Cinemateca Brasileira,

+ 17 salas do Circuito Spcine em todas as regiões da cidade.

realização: In Brasil Cultural, Secretaria da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e SESC-SP

correalização: Spcine e Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo

patrocínio: Riachuelo e Petrobras/Governo Federal

apoio: Programa de Apoio à Cultura (ProAC).

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock