Topo

Violeta de Outono comemora 30 anos e traz o trio original em show no Sesc Pompeia

Combate Rock

24/05/2017 06h39

Marcelo Moreira

O som era diferente. O guitarrista parecia sob efeito de alguma "dobra temporal", criando e recriando sons de outras eras, como o rock psicodélico/progressivo sessentista, tudo com um pé no então moderno som de sua amada Inglaterra.

O trio ganhou uma série de adjetivos e descrições, quase todas imperfeitas ou excessivas. E com isso a banda seguia arrebatando o público e ganhando fãs fiéis e fanáticos. E assim o guitarrista Fábio Golfetti e seu Violeta de Outono se tornaram mitos – com o tempo, com apresentações bissextas, quase viraram lendas.

Entre idas e vindas, projetos e mais projetos, viagens e mais viagens à Europa, com direito a se tornar membro efetivo da cultuada banda franco-australiana Gong, Golfetti finalmente colocou em prática uma ideia que há tempos as pessoas martelavam na cabeça dele: comemorar 30 anos de carreira com shows tendo a primeira formação de volta.

Violeta de Outono iniciou sua carreira nos palcos em março de 1986, no teatro do Sesc Pompeia, após uma pré-estreia no teatro Lira Paulistana, em dezembro de 1985. Até hoje, é considerada um dos grandes nomes do rock progressivo nacional.

Após 30 anos do lançamento do LP "Violeta de Outono" pela gravadora RCA em 1987, o trio formado por Fabio Golfetti (guitarra e vocal), Angelo Pastorello (baixo) e Claudio Souza (bateria) se reúne para reproduzir o show da época. Na ocasião também será relançado o LP de 1987 em CD, remasterizado.

O palco do Sesc Pompeia é parte da história do Violeta de Outono, pois foi o local onde a banda fez seus mais importantes shows de lançamento de discos: "Violeta de Outono" EP em 1986, "Violeta de Outono" LP em 1987, "Em Toda Parte" em 1989, os lançamentos em CD em 1995, e também os mais recentes "Volume 7", em 2007, e "Espectro" em 2012, ambos já com a formação atual, de quarteto.

O show comemorativo ocorre neste sábado, 27 de maio, no Sesc Pompeia. Golfetti garante que essa "encarnação original" não vai substituir o atual quarteto que forma o Violeta, mas o fato é que esse show, além de histórico, deverá ser um dos poucos da banda por um bom tempo.

Admirador confesso da banda Gong e de seu mentor e líder, o australiano Daevid Allen (morto há dois anos), o guitarrista e líder do Violeta de Outono se tornou amigo da gangue em meados de 2000.

Como empreendedor, Golfetti trouxe o grupo para tocar no Brasil por duas vezes, até que, surpreendentemente até para ele, foi convidado para assumir o posto de guitarrista principal do Gong em 2011 – já era então uma das pessoas em quem Allen mais confiava.

Nem a morte do líder do Gong aliviou a barra: o grupo continua com agenda lotada, em pequenas turnês continentais desde então.

Portanto, mais do que histórico, o show do Violeta de Outono original é imperdível.

Serviço

Violeta de Outono no Sesc Pompéia

Vendas limitadas a 6 ingressos por pessoa.

Local: Comedoria*

*A capacidade do espaço é de 800 pessoas. Assentos limitados: 150. A compra do ingresso não garante a reserva de assentos. Abertura da casa às 20h30.

Rua Clélia, 93, Pompéia.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock