Topo

Os novos (e nem tão novos) magos da guitarra - parte 5

Combate Rock

20/03/2017 07h18

Marcelo Moreira

Anthony Gomes (FOTO: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK)

Anthony Gomes (FOTO: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK)

– Anthony Gomes – Guitarrista canadense respeitadíssimo em seu país, chega aos 46 anos em sua melhor forma. Seu blues rock mistura uma pegada texana à la Stevie Ray Vaughan e o peso do conterrâneo Pat Travers. Também ficou conhecido por incorporar influências de jazz e soul music em suas performances incendiárias na América do Norte.

Obras de referência:  "Electric Field Holler", "Long Way Home", "Unity"

– Lance Lopez – Ele é de Louisiana, mas se comporta e sente como um texano. Às portas de completar 40 anos de idade, é mais um dos guitar heroes que seguem a trilha de Stevie Ray Vaughan e seu irmão Jimmy. Seu blues rock é mais melódico, com uma técnica impecável e um bom gosto na escola de timbres e sonoridades no estúdio. Também é om obcecado fã do som de B. B. King.

Obras de referência: "First Things First", "Higher Ground"

– Chris Duarte – Mais um texano marca presença nesta lista de magos da guitarra. Aos 53 anos de idade, é considerado o mais importante expoente do blues rock daquele estado norte-americano nos 80 – depois de Stevie Ray Vaughan, é claro. Instrumentista de boa técnica e com um feeling absurdo, é um mestre no palco, com apresentações energéticas e destruidoras. A partir dos anos 2000, concentrou suas performances no Texas, mas continua prolítico, com váriso lançamentos nos últimso anos.

Obras de referência: "Texas Sugar/Strat Magik", "Blue Velocity", "Blues In The Afterburner"

– Tommy Castro – Este californiano de 61 anos de idade chegou a rivalizar com Walter Trout como o melhor guitar hero do blues rock do oeste dos Estados Unidos. Foi muito criticado no início da carreira por preferir o rock, mas logo caiu nas graças de B. B. King, que o convidou para abrir várias de suas turnês. Também ganhou o respeito de John Lee Hooker, que o chamou para tocar em dois CDs. Premiadíssimo nos anos 2000 por várias sociedades de blues, foi reconhecido como um dos mais talentosos guitarristas de sua geração.

Obra de referências: "The Devil You Know", "Painkiller", "Guilty of Love"

Coco Montoya – Veterano guitarrista californiano, ficou conhecido como integrante da banda do mestre inglês John Mayall nos anos 80. Canhoto, esse endiabrado instrumentista de 65 anos conseguiu com muito sucesso juntar a sua latinidade latente com o blues tradicional de seu estado natal – em uma definição meio forçada, uma junção de Santana com B. B. King. Bastante versátil, sempre preferiu a habilidade ao peso, embora abuse da velocidade algumas vezes. É um dos mais premiados instrumentistas de blues dos Estados Unidos.

Obras de referência: "Just Let Go", "Suspicion", "Songs from the Road" 

– Javier Vargas – Espanhol de origem argentina, este guitarrista de 58 anos é o líder da Vargas Blues Band e é um dos mais prestigiados músicos europeus de blues. Ao contrário de Montoya, valoriza o peso e a sua veia roqueira domina quase toda a sua discografia. Sua moral é tão grande que já trabalhou com músicos como Glenn Hughes (ex-Deep Purple), Paul Shortino e a dupla norte-americana Tim Bogert e Carmine Appice, que formaram nos anos 70 o explosivo trio Beck, Bogert and Appice, com Jeff Beck. Como adepto do blues pesado, teve o som de sua banda comparado ao do Gov't Mule, que surgiu depois da Vargas Blues Band.

Obras de referência: "Heavy City Blues", "Vargas Blues Band & Company ", "Texas Tango", "Blues Latino"

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock