Topo

SXSW ameaça artistas internacionais que participarão do festival com deportação

Maurício Gaia

03/03/2017 15h20

Parece inacreditável, mas é verdade: O SXSW, festival que acontece no mês de março em Austin, no Texas, está ameaçando os artistas internacionais que participarem dele com deportação.

O evento, que acabou se consolidando como uma importante plataforma de lançamento para novos artistas do mundo todo, inseriu uma cláusula nos contratos com artistas em que os proíbe de participar de eventos paralelos ao festival. No caso dos artistas americanos, a penalidade prevista é o cancelamento de suas apresentações e descredenciamento do festival. Para os artistas estrangeiros, eles também serão denunciados à imigração americana e terão seus vistos de trabalho revogados.

A participação de artistas em eventos paralelos ao SXSW sempre foi uma prática comum, visto que a grande parte dos artistas não recebem nenhum cachê ou ajuda de custo para se deslocar até Austin – todas as despesas correm por conta dos artistas, que aproveitam a oportunidade para fazer o maior número de apresentações possíveis, inclusive em outras cidades dos Estados Unidos.

O prejuízo para estes artistas em ter visto de trabalho cancelado é enorme e vai além da própria participação no festival: pode inviabilizar a volta ao país para a realização de outros shows no futuro.

Ironicamente, um dos eventos oficiais do SXSW é um showcase reunindo artistas de países cujos cidadãos sofreram proibições quanto à entrada nos EUA logo no início do governo Trump. o Contrabanned #MusicUnites @SXSW, com artistas vindos do Irã, Síria e Somália. O Contrabanned acontecerá no próximo dia 17.

Artistas Brasileiros

Maglore (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Como ocorre em todos os anos, artistas brasileiros marcarão presença na edição 2017 do SXSW. Boogarins e Max de Castro, que já estiveram em edições anteriores voltarão ao Texas. Além deles, Autoramas, Capela, Lista de Lily, Maglore, Maurício Takara & Henrique Diaz, Fingerfingerrr e Liniker & Os Caramellows também se apresentarão em showcases dentro da programação do festival.

Neste final de semana, alguns destes artistas estarão fazendo um "esquenta" para suas participações com shows no Centro Cultural São Paulo, dentro do evento "Invasão Brasileira no SXSW"

Serviço

Invasão Brasileira SXSW 2017
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: R. Vergueiro, 1000

dia 4/3 – sábado

das 14h às 15h30
Desvendando o SXSW – planejamento e oportunidades na maior feira de música independente do mundo
com: Leandro Ribeiro da Silva (BM&A), Ricardo Rodrigues (Let's GIG/ Liniker e os Caramelows) e Amanda Souza (Camará Produções/ Maglore)
90min – livre – Sala Paulo Emilio Salles Gomes (99 lugares)
grátis – a bilheteria será aberta uma hora antes do início do debate para a retirada de ingressos, que não estarão disponíveis pela internet – cada pessoa poderá retirar um par

das 19h às 21h
Lista de Lily (DF), Capela (SP), Max de Castro (SP), Liniker e Os Caramelows (SP)
120min – livre – Sala Adoniran Barbosa (622 lugares)
R$25,00 – a venda estará disponível na bilheteria em seu horário de funcionamento (terça a sábado, das 13h às 21h30; domingos, das 13h às 20h30), e no site Ingresso Rápido

dia 5/3 – domingo

das 14h às 15h30
Mitos e verdades sobre tocar fora do Brasil
O curador de música do CCSP, Alexandre Matias, entrevista o líder da banda Autoramas, Gabriel Thomaz.
90min – livre – Sala Paulo Emilio Salles Gomes (99 lugares)
grátis – a bilheteria será aberta uma hora antes do início do debate para a retirada de ingressos, que não estarão disponíveis pela internet – cada pessoa poderá retirar um par

das 18h às 19h30
FingerFingerrr (SP), Maglore (BA), Autoramas (RJ)
90min – livre – Sala Adoniran Barbosa (622 lugares)
R$25,00 – a venda estará disponível na bilheteria em seu horário de funcionamento (terça a sábado, das 13h às 21h30; domingos, das 13h às 20h30), e no site Ingresso Rápido

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock