Topo

Restauradas gravações de shows de Bob Marley realizados entre 1975 e 1978

Combate Rock

15/02/2017 14h45

Ricardo Gozzi – do site Roque Reverso

Bob Marley (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Bob Marley (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Engenheiros de som britânicos conseguiram restaurar fitas de apresentações ao vivo de Bob Marley deixadas havia aproximadamente 40 anos nos porões de um hotel de Londres e encontradas inesperadamente durante uma limpeza do local há cerca de um ano. A notícia foi divulgada pela rede pública britânica BBC nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, dia no qual o lendário cantor, músico e compositor jamaicano completaria 72 anos se vivo estivesse.

Trata-se de um conjunto de 13 fitas analógicas contendo gravações de apresentações ao vivo de Bob Marley em Londres e Paris entre 1975 e 1978.

Quando as fitas foram encontradas, os engenheiros de som que trabalharam na recuperação não acreditavam ser possível restaurá-las, uma vez que o porão do hotel em questão era um local extremamente úmido e havia sinais claros de que a água havia afetado fisicamente o material.

Ainda assim, o trabalho foi feito. Como resultado, das 13 fitas, dez foram restauradas com excelente qualidade de áudio, duas estavam em branco e uma foi totalmente perdida, resumiu à BBC o engenheiro de som Martin Nichols. O trabalho de restauração custou 25 mil libras.

As gravações restauradas referem-se a shows realizados por Bob Marley no Lyceum (Londres, 1975), no Hammersmith Odeon (Londres, 1976), no Rainbow (Londres, 1977) e no Pavilion (Paris, 1978). As apresentações foram gravadas na lendária unidade móvel de gravação dos Rolling Stones.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock