Topo

Os novos (e nem tão novos) magos da guitarra - parte 3

Combate Rock

13/02/2017 06h34

Derek Trucks (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Derek Trucks (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– Derek Trucks – Foi o primeiro garoto prodígio a despontar nos anos 90, mostrando destreza e feeling fora do comum. sobrinho do recém-falecido Butch Trucks, baterista e percussionista dos Allman Brothers, começou a tocar guitarra antes dos 10 anos de idade e, antes dos 18, já era um astro do blues e do country blues. Mesmo com carreira solo bem-sucedida, mostrou-se um cara de banda e, nos anos 2000, decidiu formar a Tedeschi Trucks Band, ao lado da mulher, Susan Tedeschi, guitarrista de blues e country que estourou nos anos 90. Hoje está com 37 anos de idade.

Obras de referência: "Songlines", "Soul Serenade", "Let Me Get By" (com Tedeschi Trucks Band)

– Jonny Lang – Deveria ser o que John Mayer e Joe Bonamassa se tornaram nos anos 2000. De pegada mais forte, roqueira, aliada à voz grossa, foi considerado o "Stevie Ray Vaughan com mais adrenalina". Entretanto, uma mal calculada guinada para o pop acabou colocando o ótimo guitarrista em posição secundária até mesmo dentro do mercado blues, onde se encontra hoje, aos 36 anos. Entretanto, seus primeiros álbuns mostram muita qualidade, com um equilíbrio entre rock e blues.

Obras de referência: "Smokin"', "Lie to Me", "Turn Around"

– Kenny Wayne Shepherd – Também fez parte da geração de jovens prodígios dos anos 90 nos Estados Unidos, como os dois citados anteriormente. Mais próximo do blues tradicional de estilo texano, com influências de Johnny Winter e Stevie Ray Vaughan, manteve um estilo purista no começo de carreira até que começou a namorar o rock nos anos 2000. É adepto dos timbres limpos e fraseados rápidos, mas precisos, que às lembram o Eric Clapton sessentista. Aos 39 anos, está conforável na posição de outsider do mercado.

Obra de referência: "Ledbetter Heights", "Troube Is…", "Live On", "Goin' Home"

– Nathan Cavaleri – O garoto australiano chamou a atenção ao gravar seu primeiro álbum aos 12 anos de idade e de excursionar com B.B. King por seu país aos 13. E isso tudo depois de seis anos de luta contra uma agressiva leucemia, da qual se curou às vésperas de sair em turnê pelo país com o velho ídolo blueseiro. Entretanto, a carreira não decolou como parecia que ocorreria. Sua produção fonográfica é parca, mas revela um artista consciente e bem resolvido aos 32 anos de idade, ainda que introspectivo. Seu trabalho contém ecos de Stevie Ray Vaughan, Eric clapton e Peter Green.

Obras de referência: "Nathan", "Jamming with the cats", "Voluptuosity"

Vince Converse – O blues está na raiz, mas o moço decidiu energizar o negócio e foi um dos pioneiros do blues pesado na primeira metade dos anos 90, ao lado do Gov't Mule, de Warren Haynes. Com seu trio explosivo, o Sunset Heights, arrebatou as plateias de seu Texas natal e arrancou elogios dos três membros conterrâneos do ZZ Top. Também poderia ter estourado antes de Joe Bonamassa com seu blues rock diferente e pesado, mas antes dos anos 2000 optou por uma carreira solo, sem grandes resultados. Ainda é muito respeitado no sul dos Estados Unidos.

Obras de referência: "One Step Ahead", "Born in Houston" (com Sunset Heights), "Texas Tea"  (com Sunset Heights)

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock