Topo

A trágica conexão do coral do Exército Vermelho com o mundo do rock

Combate Rock

30/12/2016 07h27

Do site Roque Reverso

A queda do avião que dizimou o elenco do Coral do Exército Vermelho no dia 25 de dezembro acabou por criar uma trágica conexão do grupo com o mundo do rock. Nos anos 90, o Coral do Exército Vermelho costumava acompanhar a banda Leningrad Cowboys, formada na esteira do filme "Os Cowboys de Leningrado Vão para a América", em suas apresentações ao vivo. O filme lançado em 1989 é uma comédia dirigida pelo finlandês Aki Kaurismäki e ganhou inclusive sequências no início da década de 1990.

Em 1994, o Leningrad Cowboys fez aquela que foi provavelmente sua mais assistida performance. Na companhia do Coral do Exército Vermelho, a banda tocou sua versão para "Sweet Home Alabama" na 11ª edição do MTV Video Music Awards. E é justamente na música executada que se faz a parte trágica da conexão do Coral do Exército Vermelho com o mundo do rock.

"Sweet Home Alabama" é um clássico da banda norte-americana Lynyrd Skynyrd. Em outubro de 1977, o avião que transportava o Lynyrd Skynyrd e sua equipe durante uma turnê pelos Estados Unidos caiu.

Das 26 pessoas a bordo, 20 sobreviveram à queda, mas o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines, a cantora Cassie Gaines, o piloto, o copiloto e o empresário não resistiram à queda da aeronave.

Os músicos sobreviventes seguiram em atividade depois de se recuperarem, mas voltaram a se reunir sob o nome Lynyrd Skynyrd somente mais de dez anos depois do acidente, quando o irmão de Ronnie, Donnie Van Zant, assumiu os vocais e revelou uma voz impressionantemente parecida.

Quando o Coral do Exército Vermelho cantou "Sweet Home Alabama" junto com o Leningrad Cowboys, a MTV vivia provavelmente seu apogeu, com franquias em diversos países. A audiência da performance foi estimada na época em 250 milhões de pessoas em todo o mundo.

O Roque Reverso encontrou no YouTube o vídeo recuperado da inusitada parceria entre a banda e o coral e deixa aqui uma singela homenagem em memória às vítimas e seus familiares.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock